Cores e sabores na cozinha

Uma casa colorida onde as crianças são bem-vindas na hora de cozinhar

A cozinha é o ponto de encontro da família da fotógrafa Tati Abreu e do engenheiro Waldyr Hilário. E também pudera: além de colorido e cheio de detalhes especiais, o espaço é aberto para a sala de um lado e para o quintal do outro. “Sabíamos que esse ambiente deveria ser bem acolhedor, pois é o lugar que mais usamos na casa”, a moradora diz. Para conseguir esse efeito e ainda trazer personalidade à decoração, o casal ousou na mistura de cores e materiais – os armários são azuis, o piso é de ladrilhos, a mesa verde tem cadeiras combinando, a escada é amarela… e tudo isso tendo o concreto como pano de fundo.

O mais impressionante é que quando Tati e Waldyr compraram a casa ela era bastante diferente. O terreno estreito e comprido os encantou, principalmente pela área descoberta nos fundos, porém a construção original era térrea e não tinha espaço suficiente para toda a família. Foi então que o morador entrou em ação para desenhar uma nova casa tendo como ponto de partida a estrutura antiga. “Só mantivemos as paredes laterais, o restante quebramos, e construímos mais um piso. A ideia era que tudo fosse integrado para termos uma visão geral das crianças, assim elas podem brincar sempre livres, mas sob a minha supervisão”, Tati explica.

Com um conceito rústico, prático e sustentável, a casa representa o estilo de vida da família e também seu espírito divertido. As grandes janelas, por exemplo, favorecem a entrada de luz natural e evitam que as lâmpadas sejam acesas durante o dia. Na parte da sala, tecidos de circo coloridos pendem do teto para que as crianças possam se pendurar e fazer acrobacias: “Estamos sempre criando movimento para os nossos filhos se divertirem. Os espaços vão mudando à medida que eles vão crescendo. E tem ainda o quintal, quintal é coisa de criança”. De fato, a área repleta de verde é um dos cantos favoritos dos pequenos.

A natureza, no entanto, não se limita ao lado de fora da casa. Além das espécies cultivadas no jardim, os moradores possuem uma coleção de plantas para ambientes internos. Com o tempo a paixão pelo tema cresceu tanto que Tati e Waldyr criaram a marca Os Ferreiros, que produz suportes para vasos fabricados em uma serralheria da família no interior. Com diferentes alturas, desenhos e cores, esses suportes complementam a decoração valorizando ainda mais as plantinhas.

A casa de Tati e Waldyr tem um clima espontâneo e aconchegante – algo que se nota quando ela recebe as visitas com um sorriso no rosto e um bolinho assando no forno, ou quando as crianças se juntam a ela para ajudar a preparar alguma receita mirabolante. “Eles cozinham na escola e aqui. Cozinhar para eles é sério, já vão aprendendo o valor do alimento”, ela conta.

Os bolos viraram uma tradição na casa, por isso pedimos para a Tati compartilhar aqui uma receita deliciosa e bem fácil de fazer. Veja mais detalhes abaixo…

Bolo Nega Maluca

Ingredientes:

• 2 xícaras de açúcar
• ½ xícara de óleo
• 3 ovos
• 1 xícara de cacau em pó
• 1 xícara de farinha de trigo
• 1 xícara de farinha de trigo integral
• 1 xícara de aveia em flocos
• 1 colher de chá de fermento
• Para a cobertura: brigadeiro tradicional e morangos

Modo de preparo:

Bata primeiro os ovos, o açúcar e o óleo. Quando eles se misturarem, adicione o restante dos ingredientes. Pode ser batido à mão ou na batedeira, mas à mão sempre fica mais gostoso. Despeje a massa em uma forma untada e asse em forno pré-aquecido a 180˚C por 40-50 minutos. (Também vale fazer o teste do palito). Quando o bolo estiver pronto, sirva a cobertura de brigadeiro sobre ele e decore com os morangos frescos. Fácil, né?

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Gisele Rampazzo

Deixe seu comentário 7 Comentários

  1. Amei.

    Responder
  2. Uma das casas mais lindas que vi …Preciso muuuuuito ver o resto, por favor !

    Responder
    • Oi Nilva, tudo bom?
      Linda demais essa casa né? Nas matérias dessa coluna normalmente mostramos só a cozinha mesmo, então infelizmente não temos mais fotos. 🙁 Dessa vez vamos ficar devendo, rs… Beijos

      Responder
  3. Oi pessoal, queria saber onde encontro esses suportes de planta. Obrigada

    Responder
  4. Muito amor por esse projeto. Gostaria de saber como é feita está bancada da cozinha. Obrigada !

    Responder
    • Oi Nicole, tudo bom?
      A bancada da cozinha é de concreto. Para fazer esse tipo de bancada, é preciso contratar uma mão-de-obra especializada, porque é algo complexo. Deve ser feita uma estrutura de madeira que serve de molde para o concreto, e depois é retirada quando ele seca. Leva um tempinho, então não rola em obras curtas, sabe?
      Beijos!

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Na Cozinha

Tags