Last Updated on: 13th setembro 2021, 08:48 pm
A casa da arquiteta Chantal tem um pouco de tudo – artesanato, móveis bem coloridos, muita madeira, peças de palhinha, paredes escuras, quartos vibrantes e um jardim dos sonhos. E qual o segredo para toda essa mistura funcionar? Ela resume em uma palavrinha só: liberdade. Liberdade para brincar com diferentes estilos, liberdade para curtir os ambientes sem paredes atrapalhando o olhar, liberdade de chegar em casa e até esquecer que está em São Paulo… “O que nos guiou foi a integração com o jardim, a abundância de iluminação natural e a abertura dos espaços para a vida fluir sem obstáculos”. * Quer acompanhar a história desde o começo? Então leia primeiro o Capítulo 1.
O andar de cima do sobrado passou por grandes transformações durante a reforma. A principal delas foi a criação de um terraço sobre a laje da garagem, que antigamente era um espaço sem utilidade. Chantal lembra que esse trecho da casa era mal resolvido: um quarto de serviço sem vista para a rua e que ainda por cima deixava a circulação entre os outros quartos muito escura. “Você subia a escada e dava direto em uma parede. Quando abrimos tudo, ganhamos uma saleta gostosa e ensolarada, com acesso ao terraço. Hoje quando subimos a escada temos a vista das copas das árvores”, ela diz.
Com sofá rosinha e uma rede de balanço, essa saleta criada pela moradora acabou virando um lugar onde a família se reúne sem preocupação e onde a bagunça das gêmeas, Laura e Georgia, rola solta. O sofá veio do primeiro endereço de Chantal e Henrique, então é uma peça especial que agora a arquiteta deu de presente para as filhas.
O quarto das meninas é um apanhado dos móveis e objetos que elas já tinham das antigas casas. Até mesmo o papel de parede com estampa de floresta foi retirado do outro endereço e reaplicado no novo espaço. Entre as duas camas com cabeceiras coloridas, ambas desenhadas por Chantal, fica uma cadeira de escola vintage fazendo as vezes de criado-mudo. Para ajudar na organização diária, a moradora lançou mão de ideias criativas e de baixo custo, como a sapateira de madeira, a parede de cortiça para pendurar os desenhos e uma estante simples acomodando livros e brinquedos.
Em seu quarto, Chantal novamente recorreu à ideia de liberdade. Como ela não gosta muito de ambientes com móveis embutidos que limitam futuras mudanças de layout, as peças escolhidas para compor a decoração são soltas. A parede colorida é o que traz vibração ao espaço e o mais interessante é que essa solução aconteceu por acaso. “Quando nos mudamos o quarto era branco. Um dia fui organizar umas latas de tintas, pois tenho várias sobras de obras e testes, e achei esse fúcsia que usamos em um projeto do Arkitito na Casa Cor. A tinta era cara e sobrou um galão inteiro, então eu falei: é agora ou nunca! E foi”.
Era natural que a casa de Chantal fosse assim. Desde cedo ela aprendeu a não ter medo de cor. “Lembro bem do carpete vermelho do apartamento em que nasci e onde moramos até eu ter uns 13 anos. Todo mundo entrava lá e dizia ‘Carpete vermelho??!!’. Era lindo e combinava com tudo”, ela fala. Juntando sua memória visual, seus anos de experiência em arquitetura e sua intuição, a moradora lapidou uma casa cheia de alegrias e sem pretensões. É um lugar para viver bem, receber os amigos, assar um pão delicioso no final de semana, cultivar orquídeas e ver as filhas crescerem tão felizes quanto as flores.
Fotos por Gisele Rampazzo
Nossa, que casa linda! Sei que a matéria é antiga, mas será que alguém saberia me dizer de onde é o tapete que aparece na foto com o sofá rosa? Obrigada.
Oi, tudo bem?
Puxa, realmente esse tapete não conseguimos descobrir. 🙁
Simplesmente amei
Pessoal,
vocês saberiam qual é a cerâmica da cozinha?!
mil vezes obrigada 🙂
Oi Aline, tudo bom?
Você quer dizer na parede ou no piso?
Na parede nos parece ladrilho hidráulico, e no piso teríamos que checar com a moradora. Você gostou de qual?
Beijo
Me refiro ao da parede mesmo. Seria ladrilho meio cinza azul clarinho né? Obrigada 🙂
Isso! Acredito que o modelo seja cinza claro mesmo.
Beijos
Olá me apaixonei pelo papel de parede infantil, tem como indicar onde encontrar?
Oi Emilly, tudo bem?
O papel é de uma marca gringa. Segue o link: https://www.mrperswall.com/wall-murals/jungle-dudes-p120101-8
Beijos
Olá meninas. Que casa DELICIA, acho que a dona que é decoradora terá mais serviço depois desta publicação. Emplacou. Tudo de MUITO BOM gosto, sem perder algo maravilhoso que se chama simplicidade. Dei comida aos meus olhos. Parabéns pelo trabalho de vcs, que venham muito mais lares lindo para banquetearmos. Beijos e muito sucesso . Maria Selma
Oiii, tudo bem???
Sabe que também ficamos impressionadas com a casa da Chantal? As cores, a integração com o jardim, o aconchego dos móveis… e realmente é isso que você falou, sem perder a simplicidade, sem pretensão. Amamos e ficamos mega felizes que você tenha gostado também! Oba!!! 🙂 Beijão, Bruna
INFINITAMENTE LINDA, amei cada detalhe, sempre observo as casas e pego um dica aqui, outra ali, mas esta me agradou por completo, e viva o bom gosto, AMEIIII….
Oi Eliana!!!
Que máximo que você amou essa casa. Nós também curtimos muito! Tem uma energia boa e a decoração reflete muito isso. 🙂
Beijos
Impressionante como as cores são bem colocadas! Ambientes modernos, alegres e aconchegantes. Tudo se encaixa. Parabéns.
Que coisa mais maravilhosa! Amei cada detalhe 🙂 Eu não sei se teria coragem de fazer uma parede assim tão rosa, mas ficou linda!
Vocês quase nunca fotografam os roupeiros, né? Ando tentando me inspirar pra mandar fazer o meu e queria ver umas coisas 🙂
Oi Lisia, tudo bom?
Também achamos essa casa uma delícia, super alegre. Hum… é difícil cruzarmos com armários muito legais. Mas posso te indicar aqui três links que lembro de cabeça: http://historiasdecasa.com.br/2017/08/15/estilos-cruzados-reforma-2/ (nesse post tem um closet lindo) / http://historiasdecasa.com.br/2017/06/27/veia-artistica-capitulo-2/ (nesse tem um mais básico) / http://historiasdecasa.com.br/2016/09/13/mudancas-bem-vindas-capitulo-2-decoracao/ (nesse são móveis antigos embutidos e repaginados, mas ficaram lindos). Beijos
Sério, vocês não existem 🙂 ♥️
Ownnn, obrigada!!! Também agradecemos seu carinho de estar sempre por aqui. Beijão
Amei essa casa com cara de lar! Incrível como as cores e o aconchego estão estampados nas fotos!