Decoração com personalidade em 45m²

Uma quitinete aconchegante com muitos quadros e cores

Quem diria que um apartamento de apenas 45m² poderia acomodar tantos quadros, plantas, livros e objetos? No apê do publicitário Diogo de Góis, criador da marca de pôsteres Emoriô, cada centímetro foi aproveitado para expor algo que o inspira ou que ele tenha feito com as próprias mãos. “A reunião de todas as coisas que eu tenho de uma maneira aconchegante faz desse espaço um lar”, ele diz. E olha que faz menos de 1 ano que Diogo saiu de um imóvel compartilhado com amigos para finalmente ter um lugar só seu, onde cada mínimo detalhe tem seu olhar estampado.

No antigo apartamento ele tinha mais espaço, mas felizmente a adaptação ao apê pequeno não foi tão complicada assim – até o cachorro Ilê se acostumou rápido com o novo cenário. Para otimizar ao máximo a área, Diogo procurou soluções que fizessem a metragem render e de quebra delimitassem as diferentes funções dentro de um ambiente com pouquíssimas paredes internas. E foi aí que entraram as cores: elas ajudam a dar cara aos cômodos individualmente, mesmo que a planta do imóvel não tenha essa distinção. Na varanda tem o verde, no quarto tem o rosa, na cozinha tem o cinza…

Outra ideia inteligente que o morador colocou em prática foi o aproveitamento do espaço vertical. Diogo optou por estantes largas e altas na sala e na cozinha – que ele instalou sozinho mesmo – e também criou uma cama elevada para solucionar um problema bem específico: “Eu precisava de um lugar para guardar os pôsteres da Emoriô, então comprei uma mapoteca e fiz uma estrutura de madeira para completar o tamanho da cama, assim consigo utilizar a área embaixo dela”, ele explica. A bancada de trabalho, feita com prateleiras e mãos-francesas, é outra alternativa fácil de montar e prática no dia a dia.

O apartamento é alugado, mas em nenhum momento isso impediu o publicitário de criar uma decoração com alma. Como essa é a primeira vez que ele está morando realmente sozinho, Diogo aproveitou a chance para deixar tudo do seu jeito, com direito a imagens dos Orixás, um altar colorido próximo à janela e fotografias feitas por seu pai – seus itens mais queridos.

4 ideias para um apê pequeno

* Varanda inventada: Você mora em um apartamento sem varanda, mas queria muito um espaço com clima de área externa? Então vale se inspirar na proposta criada pelo Diogo. Ele concentrou a maioria das plantas perto da janela e transformou esse canto em uma varanda interna usando algumas placas de deck, uma cortina que delimita a sala e um varal de luzinhas de ponta a ponta – algumas espécies se emaranham nos fios, criando um efeito incrível.

* Cama elevada: Já pensou que a área sob a cama pode ser utilizada também? Nesse caso o Diogo precisava de uma mapoteca, mas de repente você pode aproveitar o espaço com gaveteiros para roupas ou um armário baixo que sirva para guardar itens grandes, como aspirador de pó, escada, etc.

* Divisória leve: Para esconder a lateral da geladeira e trazer uma sensação de divisão entre a cozinha e o quarto, Diogo criou uma divisória usando madeira reutilizada de uma escrivaninha do antigo apartamento e cordas coloridas – assim a peça não impede a entrada de luz na cozinha, que já é um ambiente mais escuro.

* Estante na parede toda: Para Diogo, as paredes são sinônimo de espaço de armazenamento, por isso ele não pensou duas vezes antes de montar uma grande estante na área ao redor da televisão. Usando trilhos parafusados e prateleiras que podem mudar de altura se necessário, ele criou um móvel que acomoda seus muitos livros e objetos de forma fácil.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Gisele Rampazzo

Deixe seu comentário 8 Comentários

  1. Amei tudo, principalmente a ideia da cama!

    Responder
  2. Cada linda e cheia de criatividade e amor ❤️

    Responder
  3. Lindo demais! Amei a ideia da cama e as plantinhas nos fios de luz! ❤

    Responder
  4. Amei !!! De um bom gosto incrível e super criativo.

    Responder
  5. Que lindo esse tom de rosa da sala, vocês poderiam me dizer a referência da tinta? 🙂

    Responder
  6. Super inspirador. Ótimas ideias para otimizar espaços pequenos.

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags