Last Updated on: 18th março 2021, 02:41 pm
Uma casa mais alegre. Era isso o que a artista plástica Calu queria quando resolveu reformar uma construção dos anos 70 para viver com sua família: o marido Joaquim, os enteados Margarida e Teodoro, a filha Eleonora e a cachorra Pitanga. Além de montar espaços felizes que traduzissem seu olhar criativo, para ela era importante deixar os ambientes mais acolhedores para que todos pudessem curtir a casa juntos – de preferência em almoços demorados ao redor da mesa. * Ainda não leu o comecinho da história? Então veja também o Capítulo 1.
Segundo a moradora, é durante as refeições que a família fica mais perto e quando a conversa acontece, por isso a casa tem duas cozinhas – uma convencional e uma externa na edícula. A cozinha do dia a dia foi reformada também, mas ainda preserva uma aura antiguinha por conta do piso de granilite e dos armários de madeira com cara de armazém garimpados por Calu. “Eles me lembram o armazém que meu avô tinha no interior da Bahia. É ali que guardamos livros de receitas e diferentes porcelanas, muitas do meu ateliê e outras trazidas de viagem”, ela conta. O painel de azulejos na área da bancada da pia é uma criação de Calu e traz estampas que combinam com outros itens do espaço.
No lavabo, o trabalho da moradora aparece de outra maneira, mas não menos surpreendente. Além de pintar as paredes e as portas com uma tinta rosa suave, Calu customizou totalmente a cuba apoiada sobre uma bancada de concreto. “Fiz uma versão bem trabalhada e cheia de sobreposições de desenhos e estampas. Era uma cuba convencional, que pintei com detalhes em ouro. Instalamos ela descolada da parede para que a parte de trás, que também é estampada, pudesse ser vista pelo espelho”, explica.
Naturalmente, o quarto de Calu e Joaquim também esbanja cores fortes e detalhes delicados, como livros de poesia, cartões-postais, desenhos de Eleonora e fotografias – tudo emoldurado pela tinta verde da parede de cabeceira. A cama está sempre decorada com colchas e almofadas coloridas ou estampadas, como o edredom com desenhos botânicos da Coleção Natureza, que a artista desenvolveu recentemente para a Tok Stok. No banheiro da suíte o clima retrô fala mais alto com o piso de granilite rosado e as arandelas de louça originais, também customizadas por Calu. Para completar, os colares e brincos ficam expostos em ganchos ou na farmacinha antiga, trazida da fazenda da família do marido.
Eleonora, que é chamada carinhosamente de Noa, palpitou em boa parte da decoração de seu quarto, como o papel de parede – a estampa foi criada pela moradora para a marca branco. A casinha de bonecas já virou tradição da família: a peça era de Calu e de sua irmã, passou pelas sobrinhas e hoje é da filha. “Na parede oposta à cama há um universo de coisas… cerâmicas pintadas por mim, varal de luz de flores, fotografias, adesivos de estrelas, quadrinhos, uma cômoda de madeira antiga, pôster de insetos e muito mais”, Calu diz.
Talvez a melhor definição para a casa de Calu seja dizer que ela é cheia. Cheia de cores e combinações inusitadas; cheia de estampas de todos os tipos; cheia de ideias bem diferentes; cheia de móveis que carregam boas memórias; cheia de histórias… e claro, cheia de pessoas também. “Essa é uma casa que realmente está sempre cheia de amigos e da família. Uma casa cheia é uma casa com vida”.
Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia
Que casa mais incrível!
Vcs saberiam me dizer qual a referência do rosa lá de fora da casa, parece um pink… Faz tempo que procuro por esta cor. Obrigada
Oi, tudo bom?
Essa casa é realmente mágica!!
É a cor Sapato de Salto, da Suvinil: https://www.suvinil.com.br/cores/leque-cores-digital/intensas-e-vibrantes/sapato-de-salto-r100/c0r
Maravilhosa! Essa cuba do lavabo é azulejos ou pintada pela Calu Fontes?
Oi Ana, tudo bom?
Bem linda a casa e a cuba, rs. Foi pintada pela Calu mesmo. Se conversar com ela acredito que faça customizações sob medida.
Bjs
“Murrida de Amores” por essa casa. Tenho uma pia que instalarei na casa nova e me apaixonei por essa mostrada aqui. É adesivo ou pintura??? Queria uma obra de arte como essa, divando em meu lavabo!!
Oi Vanessa, tudo bom?
Essa cuba incrível foi customizada pela artista Calu Fontes. Se quiser uma similar, vale entrar em contato com ela: https://www.instagram.com/calufontes/
É pintura mesmo, um adesivo não resistiria à água. Beijos
Oi! Essa mesa que aparece no inicío é de onde?
Oi, tudo bom?
A mesa foi comprada na loja Armazém de Minas, na Vila Madalena. 🙂
Beijos
Ola. Boa tarde. Qual a cor da tinta rosa usada no quarto da crianca?
Oi Naty, tudo bom?
A tinta rosinha se chama Creme de Canela, da Suvinil. É demais, né?
Beijos
Obrigada. Estou procurando uma referência rosa e essa ficou ótima com o tom da madeira.
Olá, por favor o rosa do lavabo é o mesmo do quarto de criança?
Oi Denise, tudo bom?
Não é o mesmo rosa não, são tons diferentes. No quarto a tinta rosinha se chama Creme de Canela, da Suvinil.
Beijos
Vocês saberiam dizer a cor da parece do lavabo?
Oi Heloísa, tudo bem? A tinta se chama Creme de Canela, da Suvini. bjs
Perfeito
Uau! Essa casa é incrível! Todas as estampas cheias de vida, os azulejos, os pequenos detalhes. Maravilhosa!
Oi, sabe dizer qual o verde do quarto do casal?
Oi Ana, tudo bom?
A Calu vai procurar a referência do verde. Se encontrar, a gente te avisa, rs. 🙂
Oi Ana, tudo bom?
A moradora não encontrou a referência da tinta verde, mas é da Coral. Olhando o catálogo deles, ela disse que o tom 6446 é o mais próximo do dela. 🙂
Beijos
Adorei a composição dos adesivos de estrelinhas no quarto e a luminária com flores artificiais.
Oi! Também achamos uma graça. Algo simples, mas com poesia. Como tudo na casa da Calu. 🙂
acho que essa é a minha casa preferida até agora. quanta referência <3
Simplesmente sem palavras…Vou ver e rever e rever e rever….