Verde por todos os lados

O apartamento acolhedor de um casal que ama flores, plantas e madeira

Duas vocações se encontram no lar de Nina Levy e Felipe De Lucca. Da parte dela vêm a delicadeza de quem entende a língua das flores e a vontade de desacelerar. Da parte dele vêm a formação em gestão ambiental, a habilidade de trabalhar com madeira e o olhar treinado para a marcenaria. Já a intimidade com as plantas vem de ambos. A natureza, seja representada pela profusão de folhagens ou por meio dos materiais com texturas rústicas, é o eixo de ligação do casal – e também o ponto de partida para a decoração que os dois estão construindo juntos.

Quando eles se casaram e mudaram para o apartamento, há dois anos e meio, os espaços estavam bem diferentes. O imóvel era dos pais de Felipe, porém esteve alugado durante mais de 10 anos, então foi preciso fazer alguns reparos, como trocar os revestimentos da cozinha e dos banheiros ou quebrar uma parede no escritório. Hoje o clima leve e com muito branco enfatiza os detalhes mais preciosos para os moradores: as plantas, os móveis desenhados por Felipe e os pequenos objetos que o casal vem colecionando ao longo de sua história.

Nina tem a quem puxar. Sua mãe sempre gostou muito de montar arranjos florais e se dedicava a eles nas festas da família, então a vontade de criar a Amapá Flowershop, loja onde as duas são sócias, veio espontaneamente. Felipe também foi um grande incentivador desse interesse pela natureza: “Como ele se formou em gestão ambiental na época em que nos conhecemos, acabou me trazendo um olhar bem forte para as plantas. Eu comecei entrando em um projeto social que ele tinha com dois amigos com crianças da Paraisópolis. Lá dávamos aulas que misturavam marcenaria, jardinagem e skate. Esse foi o meu primeiro verdadeiro contato com a terra e com as plantas”, ela diz.

Inseridas em cada canto do apartamento, as plantas são uma maneira de trazer a natureza para perto, deixar o ar mais respirável e suavizar a rotina corrida na cidade. Com calma, o casal vai encontrando o lugar ideal para cada espécie – e, encaixando bem, no fim sempre cabe mais uma. Como Nina frequenta bastante o Ceasa por conta da loja, é difícil resistir. “Quase toda semana vem uma planta nova pra casa. Algumas vão embora também. Algumas morrem, e quando isso acontece, aprendemos mais sobre a espécie”. Segundo ela, é importante entender as necessidades de cada planta para conseguir posicioná-las dentro dos espaços.

Até mesmo na cozinha as plantas se exibem exuberantes, completando com suavidade o projeto criado por Felipe. Dono da marcenaria Marcenetto, o morador desenhou prateleiras e armários que misturam pinus e fórmica na cor grafite. Rústico e moderno ao mesmo tempo, o ambiente traz bancada de granilite na área da pia, uma coleção de peças de cerâmica, azulejos brancos e muitos itens queridos. “Na parede penduramos panos, tábuas e quadros que adquirimos juntos e que são importantes para nós. É sempre bom preparar o café da manhã na bancada de frente para esses elementos”, eles contam.

O casal tem muito carinho por tudo o que compõe o apartamento – principalmente porque a maioria dos objetos veio de viagens ou foi produzida por eles mesmos. Nina cria utilitários de cerâmica de todos os tipos, enquanto Felipe idealiza a parte do mobiliário. Segundo ele, desenhar, projetar e participar da construção de cada móvel deixa o processo ainda mais especial. “Essas peças são lembranças de quem nós somos. Muitas vezes na correria do dia a dia e com as dificuldades você se esquece de porque está fazendo aquilo ou onde queria chegar, e a nossa casa é o nosso cantinho, nosso porto seguro, onde a gente pode relaxar, ter ideias, produzir e cuidar de nós mesmos”.

Dicas da Nina para o cuidado com as plantas

  • Como entender qual é o tipo de luminosidade que a planta precisa? Existe algum truque?

Nina Levy: O ideal é sempre perguntar para a pessoa de quem você comprou onde esta planta estava, quanto de sol e de água ela recebia, etc… não podemos ter vergonha de perguntar. Uma dica boa também é sempre pensar na adaptação da planta. Exemplo: só porque é uma suculenta não significa que você pode deixá-la no sol de janeiro ao meio-dia e ela vai adorar, provavelmente irá queimar. Livros e internet também são ótimas ajudas nessas horas.

  • Uma dica para quem quer ter plantas em casa, mas mora em um apê pequeno:

Nina Levy: Comece com uma e você vai ver a diferença que faz para a casa (e para a sua vida). Às vezes é difícil, dá um pouco de trabalho, mas o clima melhora, e ver um galho novo nascendo ou uma flor abrindo de algo que você cuidou é muito gratificante. Colher tomatinhos ou morangos da horta, por exemplo, torna tudo mais simples, as coisas fazem mais sentido. Comece com uma!

  • Quais são as suas espécies preferidas e por que?

Nina Levy: O chifre-de-veado é uma das que eu mais gosto, pelo seu formato e pelo tom das folhas novas. O Ficus Lyrata e a Costela-de-Adão também despertam um carinho especial, mas a minha preferida de longe é a Jabuticabeira que nós plantamos na nossa cerimônia de casamento – e ela só cresce.

  • Para começar um jardim é preciso…

Nina Levy: Uma única semente!

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Gisele Rampazzo

Deixe seu comentário 8 Comentários

  1. Simplesmente apaixonada por esse apê !!!! As plantas fazem toda diferença no espaço, trazendo vida !!!
    Essa cozinha tá linda !!

    Responder
  2. Que delícia de lar!! Cada canto reflete a essência do casal. Muuuito lindo!

    Responder
  3. A bancada do banheiro é de qual material?

    Responder
  4. Nina e Felipe adorei ler a história de vocês, o apartamento é encantador. Vocês estão de parabéns!!! Felicidades ao casal!!!

    Responder
  5. Q linda a casa de voces!!! Adorei! Muito “capa de revista”!!! Bj Nina e Felipe!

    Responder
  6. olá! Linda casa <3 apaixonante! Gostaria de saber também qual o piso do banheiro, hexagonal. Lindo!!

    Responder
    • Oi Fernanda, tudo bem? Também amamos esse apto! O porcelanato do banheiro é de uma linha chamada Six 6 da Portobello. Mas não temos certeza se ainda está em linha. Beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Jardim urbano

Tags