Apartamento cheio de plantas e flores

Um lar descontraído onde a natureza também faz parte da decoração

Quem chega ao apartamento da artista floral Ana Claudia Attab e do engenheiro florestal Murilo Madeira é recebido de braços abertos e com um belo sorriso no rosto. Isso porque a alegria e o bom humor da moradora transbordam pela casa, contagiando tudo e todos. Ana e Murilo se conheceram em Curitiba, se casaram no Rio de Janeiro e hoje vivem em São Paulo, no bairro Itaim Bibi. Esse espírito nômade tem muito a ver com a profissão do morador, que por conta do trabalho já morou também na Bahia, no Pará e no Tocantins, entre outros estados. Depois de alguns anos driblando a distância, o casal finalmente tem um porto seguro recheado de plantas, cores e muitas histórias felizes.

A época em que viveram no Rio foi uma das mais inspiradoras para Ana e Murilo, por isso eles buscaram recriar o clima de seu apartamento carioca no novo endereço paulistano. “Nosso antigo apê no Jardim Botânico era delicioso. Bem aberto, com janelas e portas enormes de madeira, iluminado e com uma vista incrível. O que mais sinto falta é da nossa varanda, o lugar mais acolhedor da casa. Foi lá que nasceu a Varanda Flores, que hoje atua nas duas cidades”, Ana lembra.

A arquitetura original do apê em São Paulo é bem diferente e a paisagem certamente mudou bastante, mas o jeito despojado da decoração remete aos bons tempos vividos em terras cariocas. Aliás, as fotografias que estampam as paredes não negam o amor pela Cidade Maravilhosa. Ana é um pouco ansiosa quando o assunto é deixar a casa em ordem, então ela achou ótimo encontrar um imóvel para alugar que não precisava de nenhuma reforma. “Eu tenho um siricutico para ver as coisas prontas! Deve ser porque trabalho com eventos e casamentos. E nesse apartamento foi só chegar e desencaixotar as coisas”, ela diz.

Ana lembra que chegou ao apartamento antes do caminhão da mudança, então ela pôde passear pelos cômodos vazios já imaginando onde colocaria cada móvel ou quadro. Quem a ajudou nessa etapa foi a arquiteta Julia Varon, do Guay Design, que definiu o layout e deu dicas preciosas de adaptação ao novo espaço. Foi tudo muito rápido, como a moradora queria: “Quando o Murilo voltou do trabalho a casa já estava praticamente montada”, ela brinca. Enquanto o pessoal da mudança colocava os itens maiores no lugar, elas desembalavam os objetos e pregavam os quadros com o auxílio de uma empresa de ‘marido de aluguel’.

Não dá para falar da casa de Ana e Murilo sem comentar sobre as plantas e flores que o casal tanto ama. As folhagens estão por todos os lados, expostas com orgulho em vasos de barro, suportes de teto, garrafas reaproveitadas ou terrários. Já os arranjos de flores, especialidade da moradora, encantam com cores e espécies incomuns. Segundo Ana, essa paixão pela natureza vem de família: “Quando criança eu ajudava minha avó a adubar o jardim, e essa é uma memória muito forte para mim. Minha mãe também aprendeu com ela e é um grande modelo. Vive plantando flores e árvores em seu sítio. Todos que conheceram minha avó e me veem hoje trabalhando com isso dizem que eu puxei essa vocação dela”.

Talvez seja por conta das plantas, do cuidado que o casal tem com cada detalhe ou dos objetos queridos que eles colecionam, mas a verdade é que o apartamento de Ana e Murilo tem um astral e uma energia positiva que refletem seu jeito de ser – e é isso o que torna essa casa tão bonita.

Dicas bacanas sobre flores e arranjos

Qual é o estilo de arranjo que você mais gosta?

Varanda Flores: Aqueles inspirados na natureza. Onde respeitamos o movimento natural de cada flor e a compomos junto com as outras na forma mais harmônica e natural possível.

Como saber que espécies de flores ou cores combinam? Existe alguma regra?

Varanda Flores: É sempre bacana misturarmos formas e texturas diferentes de flores para trazer mais curiosidade e beleza ao arranjo. Já sobre cores, acredito ser mais pessoal a escolha de cada um com seus tons favoritos.

Quais são as suas espécies de flores preferidas e por que?

Varanda Flores: Minhas espécies preferidas são as mais exóticas e tropicais por serem tão perfeitas e chamarem tanta atenção, como proteas, ninféias, bromélias, alpínias, helicônias e etc. E também aquelas mais inusitadas que brotam de frutos ou legumes, como a flor de alho, cenourinha, alcachofra, cúrcuma… adoro usar nossas flores locais e também muitas espécies e cores bem brasileiras, esse é o nosso forte na Varanda.

Algum truque para fazer com que as flores de corte vivam mais?

Varanda Flores: É sempre bom sentir se o ambiente está favorável para elas; longe do sol e distante da saída do ar-condicionado, por exemplo. Trocar a água de dois em dois dias e cortar as hastes em diagonal ajuda. E uma dica que adoro é pegar as flores que você percebe que são mais resistentes e deixá-las secar de ponta cabeça por uns dias, assim fazemos um novo arranjo com durabilidade indeterminada.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


COMENTÁRIOS # 6

  1. gente, tem que ter um especial de uma semana inteira com essa casa bapho, por favor!

    Responder
    • Hahaha, o apê da Ana é demais mesmo! E ela tem uma energia tão boa que reverbera em tudo… adoramos registrar essa história 🙂

      Responder
  2. A-MEEEEIIIII !!!
    Plantas são VIDA!!!
    Que apê lindo de ver!!

    Responder
  3. Galera, em que lugar foi comprada a cortina da sala? Lindo ap?

    Responder
  4. Faz tempo que venho me inspirando neste espaço mas este apê é o mais incrível que vi até agora. Quanto bom gosto! Quanta delicadeza! Lindo demais da conta! Gratidão! E parabéns pessoal pelo trabalho!

    Responder
    • Eba! Obrigada! Esse apê realmente é lindo e tem uma energia muito boa! Fez o maior sucesso por aqui. bjs

      Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa