Last Updated on: 16th maio 2021, 07:14 pm
Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
Já faz dez anos que a estilista Ana, da Cru Ateliê, vive em um apartamento colorido e recheado de referências interessantes. Nesse meio tempo, muita coisa mudou na casa – a começar pelos próprios moradores. De início, Ana dividia o apê com suas duas irmãs e a configuração dos ambientes era bem diferente, até que uma reforma transformou por completo os espaços. Hoje a decoração é um encontro de inspirações que traduzem o estilo pessoal da moradora: “A paixão pelas viagens, pelo étnico e pelo Brasil são muito verdadeiras para mim e acredito que se refletem na casa”, ela diz.
Quem entra no apartamento logo se surpreende com a grande janela indo de ponta a ponta da sala. A luminosidade farta que encanta Ana desde a primeira vez em que esteve no endereço também ajuda a destacar o colorido do mobiliário. Rosa, amarelo, vermelho… tons fortes tomam conta das peças embutidas concebidas pelo arquiteto André Vainer, responsável pelo projeto. “Ele nos apresentou a Baraúna e desenhou toda a marcenaria, um dos meus xodós”, ela conta. Ana e suas irmãs queriam uma casa com cor e cara brasileira, mas que ao mesmo tempo tivesse móveis que pudessem abrigar muitos objetos trazidos de viagem.
Além das referências ao Brasil e das peças e estampas vindas da Ásia, outra cultura que inspirou a decoração do apartamento foi a mexicana. “Na época da reforma, eu e minha irmã tínhamos acabado de chegar do México, muito influenciadas pelas cores e decoração das construções que vimos lá, então esse foi o ponto de partida. Visitamos a casa do escultor americano Robert Brady em Cuernavaca e nos apaixonamos pela atmosfera descontraída, as cores e a profusão de objetos que, juntos, faziam sentido”, Ana lembra. Sem medo de fazer composições inusitadas, as irmãs aderiram à ideia de que ‘mais é mais’.
Apesar disso, o apê também tem espaços vazios e muito branco trazendo respiro. A área da mesa de jantar, por exemplo, tem poucos elementos, pois assim o destaque vai para o que mais importa: os desenhos emoldurados que os pais da moradora ganharam de amigos artistas. Na parede oposta, a cor vem do buffet e do painel de azulejos estampados da marca Lurca. As plantas, uma paixão que a estilista descobriu quando passou a morar sozinha, pontuam a sala aqui e ali, trazendo ainda mais vida ao apartamento.
Amplitude, luz e cor. Essa tríade define a arquitetura inspiradora do apartamento de Ana. Quanto à decoração, o que traz o clima acolhedor e pessoal são as peças garimpadas por ela e por suas irmãs nos quatro cantos do mundo, de móveis do design nacional a esculturas trazidas da China ou tecidos encontrados no Myanmar. Tudo isso misturado com leveza e estilo. * Que tal ver os outros ambientes do apê? Confira tudo no Capítulo 2 clicando no ‘Continua’ abaixo.
Fotos por Rafaela Paoli, do Estúdio Pulpo
Lindo!!! Queria muito saber de onde é o buffet laranja!
Oi, tudo bom?
Na verdade esse móvel foi feito sob medida. O desenho é do arquiteto André Vainer.
Se não estamos enganadas, quem produziu foi a Marcenaria Baraúna. Bjs
Esse papel de parede luxo do lavado de onde é?
Oi Flavio, tudo bom?
O papel é da marca branco. papel de parede. Nós amamos! https://www.brancopapeldeparede.com.br/produto/papel-de-parede-mandacaru-branco-e-verde-joana-lira-63117
Beijos
Ap lindo! De onde é essa poltrona? Maravilhosa. Não é de couro, né?
Oi, tudo bom?
Qual foi a poltrona que você gostou? São muitas na mesma sala, rs…
Se for a branca, ela se chama Eames Lounge Chair e é de couro sim. Se for outra, me avisa.
Beijos
Gente, socorro! Quero esse pôster do “Museu do homem do nordeste”, do Jonathas de Andrade. Onde encontrar?
Oi Bruno, tudo bom?
Quem representa esse artista é a Galeria Vermelho. Talvez eles possam te dizer onde encontrar, ou se eles mesmos vendem. http://www.galeriavermelho.com.br/en/artista/46/jonathas-de-andrade
Beijos
APAIXONADA por esse lar! Que bom gosto! Cada detalhe tão gracioso!
Oi Nathalia, tudo bom?
O apto da Ana é realmente especial. Tem muita personalidade nos detalhes. 🙂
Beijos
Amo ambientes coloridos assim! Uma lindeza!!!