Last Updated on: 11th maio 2021, 06:53 pm

É natural que um apartamento de 1890 precisasse de diversas adaptações para a vida contemporânea, porém o arquiteto italiano Marco e a diretora de arte espanhola Dolores fizeram de tudo para reformar seu imóvel em Barcelona sem descaracterizar totalmente o projeto original. Pisos foram mantidos, portas de madeira foram restauradas e a maioria dos espaços permanece com o mesmo layout, mas ainda assim os moradores trouxeram sua história e sua personalidade à casa. Parte disso é devido à decoração autêntica que preenche cada ambiente, e a outra parte fica por conta de ideias e boas soluções do casal. Veja algumas delas a seguir:

1. Armários estreitos na cozinha: Um dos cômodos mais alterados na reforma foi a cozinha, que agora possui um layout comprido e estreito. Os moradores não têm muitos armários convencionais porque não havia espaço para eles e também porque não queriam que o ambiente ficasse pesado ou com sensação de aperto. Uma alternativa legal foi criar estantes metálicas com pouca profundidade e sem portas para acomodar copos, ingredientes e outras louças do dia a dia sem comprometer a passagem.

2. Equipamentos de som bem organizados: Uma das paixões da família é a música, então era importante que os instrumentos tivessem seu lugar garantido na sala. A solução encontrada por Dolores foi organizar a coleção de CDs dentro de um móvel vintage e criar um canto na área de jantar para o teclado, os amplificadores e os violões – esses últimos ficam apoiados em um suporte próprio para isso.

3. Mapa na cabeceira: Na dúvida de como decorar a parede atrás da cama? Que tal usar um mapa como o casal fez? Além de arrematar o visual do ambiente, ele ainda pode trazer lembranças boas de uma viagem que marcou ou ser uma referência à origem dos moradores, como nesse caso o italiano Marco.

4. Cestos organizadores na lateral do sofá: Quem tem filhos pequenos sempre pode contar com espaços de armazenamento para brinquedos, livros e afins. Na sala do casal, os cestos de fibra natural ao lado do sofá cumprem a função sem comprometer o visual da decoração.

Fotos por Maura Mello