Last Updated on: 15th maio 2021, 07:18 pm

A grande vantagem de reformar um espaço é poder moldá-lo de acordo com seus desejos. Os moradores desse apê antigo em Higienópolis, por exemplo, aproveitaram a oportunidade para repaginar totalmente o lugar – com tudo o que tinham direito: acabamentos interessantes, soluções inovadoras de arquitetura, móveis assinados por designers brasileiros e uma coleção crescente de objetos pessoais que traduzem o estilo de cada um. Quem também pretende reformar com certeza vai encontrar inspirações bacanas nessa história! Confira aqui nossas 4 ideias preferidas no apartamento da Camila.

1. Painel de marcenaria camuflando aberturas: Os moradores queriam que a madeira estivesse presente em boa parte da casa – no mobiliário, no piso e em outros detalhes também. Com isso em mente, os arquitetos do Estúdio BRA bolaram uma solução que unificou o visual de toda a sala: um grande painel de marcenaria que camufla o escritório e as portas de passagem para o quarto e para a cozinha.

2. Tubulação aparente pintada de branco: Tubulações aparentes já não são novidade. Como comentamos aqui no blog anteriormente, essa alternativa é prática para quem precisa de novos pontos de energia, mas não quer quebrar as paredes ou investir muito em mão-de-obra. O que diferencia o apartamento de Camila de outros é que, nesse caso, a tubulação foi pintada de branco, assim como as paredes, então ela fica mais discreta, quase imperceptível.

3. Cabeceira poupa espaço no quarto: A maior necessidade do casal para o quarto era relacionada ao armazenamento, então os armários foram prioridade no projeto. De medidas enxutas, a cabeceira da cama otimiza a área disponível. Os criados-mudos são embutidos no próprio móvel, e as arandelas pretas garantem iluminação funcional sem ocupar espaço no tampo.

4. Teto arredondado incrementa a arquitetura: Não é porque estamos falando de um apartamento que a arquitetura precisa ser padronizada. Na sala, o Estúdio BRA propôs uma intervenção bem original no teto, que agora exibe formas arredondadas. A inspiração para essa solução veio da viagem que o casal fez a Portugal, já que lá muitos espaços possuem esse tipo de detalhe. Ou seja, o teto também é um lugar a ser explorado em uma reforma.

Fotos por Maura Mello