Apartamento pequeno e cheio de plantas

Relíquias de família, trabalho artesanal e muitas espécies preenchem a casa

Cada mínimo detalhe é pensado com todo o carinho no apartamento de Kenji e Luiza. Ele é fotógrafo e programador, e ela se aventura por diferentes áreas criativas – de fotógrafa à artesã no ateliê Mentha. Ambos têm um olhar treinado para tudo o que é inspirador, por isso eles logo conseguiram transformar o apê de 64m² em seu lar dos sonhos. O casal se mudou há dois anos e meio, e desde então a decoração foi tomando forma com móveis trazidos de antigos endereços, peças queridas e muitas plantinhas. “Nós não quisemos seguir nenhum estilo específico, mas queríamos algo mais clean e minimalista nos revestimentos para poder complementar com os objetos depois”, explicam.

Porém, antes de chegar à parte divertida de preencher os espaços com tudo o que mais gostam, Kenji e Luiza tiveram de encarar uma boa reforma. O imóvel tinha sido alugado pela mesma pessoa por quase 20 anos e estava muito abandonado, além de desatualizado também, então o casal achou que seria interessante investir em algumas melhorias. As principais alterações foram feitas no banheiro e na cozinha integrada à lavanderia, mas impactaram bastante o clima geral do apartamento.

“Inicialmente queríamos derrubar e abrir a cozinha para a sala, mas a parede era estrutural, então tivemos que repensar. Acabamos a transformando um pouco com o revestimento de tijolinhos e pintamos de branco”, Luiza conta. Para criar uma sensação de integração entre os ambientes, a moradora teve a ideia de fazer um balcão basculante que pode servir como bancada de apoio quando está fechado e libera a passagem para a cozinha quando está aberto. Completando a parede, o casal instalou uma prateleira rente ao teto para que Luiza tivesse mais espaço para suas plantas pendentes. Entre vazamentos dramáticos, muitos vizinhos que deram trabalho e alguns problemas com os profissionais envolvidos, a reforma do apê não foi exatamente tranquila, mas o importante é que no fim tudo deu certo.

Essa não é a primeira casa de Kenji e Luiza, então a maior parte das peças veio dos antigos endereços que o casal já compartilhou. “Nossa casa sempre foi um misto de itens que têm alguma história ou significado. Muitos móveis eram dos meus avós e muitos objetos foram trazidos de nossas viagens”, dizem. Vasos herdados das avós, utensílios de barro do avô e cerâmicas criadas por amigas artesãs se espalham por cada canto, compondo uma decoração com forte presença de trabalhos manuais. Além disso, as plantas acabam sendo o tema principal do apartamento, tanto que falta até espaço para todas as espécies que Luiza ainda sonha ter.

O trabalho de Luiza com tear e macramê pontua cada pedacinho do apartamento. Sua marca acabou surgindo de um hobby, um interesse pessoal em trabalhos manuais, e aos poucos o negócio cresceu, então as paredes também servem de suporte para ela expor seu talento. “Nossa casa é repleta de itens que eu mesma faço em minha marca, além de peças da minha história/família, e de amigos empreendedores que vivem a mesma vida que eu. Além dessa bagagem sentimental, são criações de pessoas que, como eu, defendem um estilo de vida slow, o consumo consciente, a produção artesanal e um comércio local e pequeno”, ela fala. De fato, seu apê reflete todo esse carinho e preocupação com o feito à mão.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Onde Encontrar

Peças inspiradas nessa história

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


COMENTÁRIOS # 7

  1. Adorei quando vi esse apartamento!!! Já acompanho o IG da Mentha e acho os trabalhos super delicados, bonitos e bem feitos, ainda vou ter um em minha casa!!! O apartamento é lindo , vou rever as fotos para ficar bem atenta aos detalhes !! O Simba é um show a parte !! E a Isadora sempre com seus flash fantásticos com os animais !!! Parabéns !!!

    Responder
    • Demais esse apê! Também namoramos o trabalho da Luiza há tempos, finalmente deu certo de fotografarmos a casa dela. É um amor e tudo feito com o maior carinho! 🙂

      Responder
  2. Gente, desse jeito eu não aguento. Amo apartamentos com esse estilo de decoração,fresh e despretensioso. Que amorzim!

    Responder
  3. Onde acho esse borrifador de água maravilhosooo?? \O/

    Responder
  4. Lindo esse apê, muito acolhedor! Onde encontro as cestas em fibra natural usadas como cachepôs para as plantas?

    Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa