Last Updated on: 15th abril 2021, 05:22 pm

É fácil se apaixonar pelo apartamento de Karen e seu marido. Além da arquitetura com inspiração industrial, o lugar preserva elementos da construção original que trazem ainda mais charme à decoração, como as portas antigas e o piso da varanda. Isso sem falar nos objetos criativos colecionados pelos moradores: redomas de vidro, cristais de diversos tamanhos, obras de arte, almofadas de crochê, bandeirolas… coroando tudo estão as plantas, uma paixão difícil de conter. Perdeu o começo da história e quer conferir mais fotos? Então veja primeiro o Capítulo 1.

Integrada à sala durante a reforma projetada pelo escritório Arkitito, a cozinha modernizou-se completamente, ganhando amplitude e iluminação natural onde antes não havia nem uma coisa nem outra. “Quebrar as paredes da sala e da cozinha foi o mais impactante da obra. Quando entramos no apê, temos uma sensação de algo espaçoso e aconchegante ao mesmo tempo”, revela a moradora. Como o casal não abre mão de receber os amigos e inventar novas receitas para brindar esses encontros, era essencial que o ambiente fosse prático e confortável, sem muita complicação.

A bancada de refeições está voltada para a área que concentra as principais funcionalidades da cozinha – geladeira, pia e fogão. Nessa mesma parede, revestida até a metade com azulejos imitando tijolinhos, ficam os armários abertos com estrutura metálica e prateleiras de madeira. A combinação de cores neutras e materiais crus reforça a vocação industrial do cômodo, com direito a piso de cimento queimado, tubulação aparente no teto, duto da coifa à mostra e acessórios pretos, como banquetas, puxadores e luminárias.

29-decoracao-apartamento-antigo-reforma-tacos-cimento-queimado

30-decoracao-cozinha-integrada-industrial-cimento-queimado

31-decoracao-cozinha-integrada-estante-industrial-subway-tiles

32-decoracao-cozinha-integrada-industrial-subway-tiles

33-decoracao-cozinha-integrada-piso-cimento-queimado

34-decoracao-cozinha-integrada-bancada-granito-preto

35-decoracao-cozinha-integrada-piso-cimento-queimado

36-decoracao-cozinha-integrada-plantas-pendentes-piso-tacos

37-decoracao-cozinha-integrada-armario-prateleiras-abertas

A decoração do quarto das filhas do casal, com 15 e 10 anos, teve um ponto de partida inusitado: “Eu estava com a ideia fixa de usar camas antigas de hospital ou camas de ferro pretas, então achei uma loja e mandei fazer. No restante as meninas participaram de tudo, deixando o espaço mais agradável e com a cara delas”, explica Karen. Após a chegada dos móveis, as irmãs deram seu toque pessoal ao quarto, pendurando enfeites nas paredes, pompons coloridos nas cabeceiras, pisca-piscas e recortes que as inspiram. O guarda-roupa de ponta a ponta possui dois nichos onde ficam embutidas as mesas de estudos de cada uma.

38-decoracao-quarto-crianca-camas-de-ferro-pretas

39-decoracao-quarto-crianca-cabideiro-eames-colorido

40-decoracao-quarto-infantil-escrivaninha-embutida-no-armario

41-decoracao-quarto-infantil-escrivaninha-embutida-no-armario

42-decoracao-quarto-crianca-camas-de-ferro-pretas

43-decoracao-quarto-crianca-camas-de-ferro-bandeirolas

44-decoracao-quarto-crianca-camas-de-ferro-bandeirolas

45-decoracao-quarto-crianca-camas-de-ferro-pompom

46-decoracao-quarto-crianca-camas-de-ferro-cores-estante

47-decoracao-quarto-crianca-woven-wall-hanging

Um pouco boho, um pouco industrial, um pouco vintage… mais do que uma divertida mistura de estilos, esse apartamento é uma mistura das vivências de toda a família. Tem natureza, rua, moda, arte, música, estampas e cores, como Karen define: “Eu sabia bem o que queria para o apê: algo simples e confortável, sem frescuras. Acho que a gente tem um gosto parecido na decoração, por isso funciona”.

Fotos por Alessandro Guimarães