Last Updated on: 13th maio 2021, 01:52 pm
Não faz nem um ano que a arquiteta Viviane se mudou para um apartamento antigo com sua família, porém nesse meio-tempo ela já sentiu vontade de transformar a decoração drasticamente. Os móveis e objetos permaneceram os mesmos, mas a atmosfera do apê está bem diferente. O mérito desse upgrade vai para a brincadeira colorida idealizada por Vivi e suas sócias no pro.a arquitetos. “Esse é um recurso que gostamos muito de utilizar em nossos projetos e com ele conseguimos unificar a sala”, ela explica.
O imóvel de 98 m² é alugado, mas isso não impediu a moradora de colorir as paredes. Mesmo porque pintura é algo reversível, então se a família precisar trocar de endereço é só pintar tudo novamente de branco. O que antes era um apartamento sem vida coberto por tons de bege, agora é um lar surpreendente que encanta o olhar de imediato. Vivi conta que o ímpeto para essa mudança radical nasceu de uma frustração: “A estante existente no apê sempre foi um ponto de desacordo. Não podíamos fazer muitas alterações físicas na peça, então a pintura serviu para tirar o foco da estante como objeto único. Por incrível que pareça, hoje posso dizer que o móvel tem a nossa cara e faz parte da história desta casa”.
Para deixar a planta da sala mais agradável sem precisar reformar o ambiente, a arquiteta inverteu a posição original do sofá com a mesa de jantar redonda – agora disposta em frente à porta de entrada. Apesar de pouco convencional, a solução permitiu que a área de estar ficasse mais linear e ampla. Além das cores e do layout, a decoração do apê conta com objetos de valor afetivo e peças divertidas trazidas de viagem, como o móbile comprado no museu Guggenheim, em NY, ou a mesinha lateral de Eero Saarinen que havia sido abandonada na garagem do prédio por estar com o tampo quebrado.
“Todos os móveis da sala têm uma história ou um significado”, a moradora diz. O rack de laca azul, por exemplo, foi desenhado por Vivi para seu antigo apartamento e hoje serve como apoio para outros itens especiais: a vitrola Crosley colorida, livros de arquitetura de seu marido, o também arquiteto Ronaldo Shinohara, e alguns objetos queridos da filha do casal, Naomi.
Dicas de como usar cores na pintura
As cores, nesse caso, serviram para unificar os espaços e trazer amplitude à sala, porém muitos são os efeitos que uma lata de tinta na mão e um olhar criativo podem oferecer. Veja algumas dicas legais que conseguimos extrair do apê da Vivi…
* Não pintar até o teto: Sempre que as pessoas pensam em paredes coloridas elas logo imaginam a pintura cobrindo toda a superfície, mas um bom jeito de fugir do óbvio é aplicar a tinta em apenas uma parte da parede. Reparem que a faixa branca próxima ao teto criou um respiro na sala e parece valorizar ainda mais a cor usada.
* Usar tinta para renovar móveis embutidos: Em seu quarto Vivi usou novamente o recurso da cor nas paredes, no entanto dessa vez a faixa de cinza vai até metade do pé-direito do cômodo e se estende sobre o guarda-roupa antigo, dando uma nova cara ao móvel. O resultado fica moderno e ainda valoriza o espaço.
* A cor como protagonista: “Quando falamos em cor na decoração muitos ficam receosos, mas a verdade é que as cores estão em tudo, basta organizá-las em toques pontuais, como almofadas, tapetes, acessórios…”, Vivi conta. Se a sua ideia é pintar uma ou mais paredes com um tom forte, procure escolher outras peças que harmonizem com a mesma paleta ou um móvel colorido que ‘amarre’ a composição, como a poltrona Paulistano com assento listrado.
Fotos por Gisele Rampazzo
sempre que tem que fazer a entrega do imóvel geralmente tem que contratar um profissional para fazer reparos, principalmente na pintura.
eu aconselho contratar um profissional qualificado com referência pois já vi casos de inquilinos que contatou pintores sem experiencia e o pintor sujou todo o piso, janela de alumínio e a pintura não ficou bom, na hora da vistoria o dono do apartamento não aprovou e o inquilino ligou para o pintor refazer o que não ficou bom mas como já tinha pagado pintor não voltou.
o barato ficou caro
De onde é a mesa preta?
Oi, tudo bom?
Essa mesa se chama Saarinen, é um clássico do design.
Várias lojas vendem aqui no Brasil. Dá uma busca por ‘Saarinen preta’.
Beijos
Gosto muito dessas novas pinturas até uma certa altura! Gostaria de saber o tipo de tinta que foi usado, se é o mesmo tipo para a parede e para o mobiliário. Obrigada!
Oi Amanda, tudo bom?
Fica muito bacana né? Eu fiz uma pintura similar em casa e usei tinta para madeira. Mas depois reaproveitei o que sobrou e pintei uma parede, então acho que pode ser a mesma tinta sim. Mas vale checar na hora de comprar o que o vendedor recomenda, pois eles são mais experientes nesse assunto. Beijos
Amei!!
Gostaria de saber onde encontro esse “cachorrinho verde” ao lado da poltrona.
Oi de novo!
Já contamos no insta, mas vale falar aqui também. O cachorrinho se chama Puppy e é da marca Magis. Talvez você encontre em algumas lojas aqui no Brasil.
Beijos
Nossa, essa composição de cores ficou demais!!! E, se não for abusar, também queria saber de onde é o quadrinho de astronauta da sala…
Oi Mariana, tudo bom?
Recebemos seus dois comentários, mas estou checando em que loja a outra moradora comprou as Thonet. Quando souber te falo.
O quadro do astronauta desse apto é do artista Abidiel Vicente. Ele já fez algumas exposições aqui na Micasa, mas não sabemos se ainda está vendendo essa obra. 🙁 Esse é o insta dele: https://www.instagram.com/abidielvicente/
Beijos!
Ok, muito obrigada pelas respostas!!! Vocês do Histórias de Casa são muitíssimo atenciosos!
Ownnn, obrigada!!! 🙂
Beijos
Olá meninas!
Como sempre, muita inspiração nas matérias de vocês. Lindo o apê!
Estou buscando referências para o quarto da minha filha e esse post me lembrou uma outra matéria que vocês publicaram há um tempo. Era um quarto infantil também com meia parede pintada (se não me engano também rosa mas com um padrão chevron). Já fucei o site mas não acho de jeito nenhum! Será que vocês saberiam qual é? Poderiam por favor colar aqui o link?
Muito obrigada!!!!!
Bjs
Barbara
Oi Barbara, tudo bom?
Oba! Que bom que você curte os posts, ficamos felizes. 🙂
Será que o apê que você diz é esse aqui? Dá uma olhadinha: http://historiasdecasa.com.br/2016/07/05/ideias-sem-fim-apartamento-2/
Se não for, nos avisa que fuçamos mais um pouquinho, rs.
Beijos
Isso mesmo! Vocês são demais. Muito obrigada!! Bjs
Uhuuu! Que bom que conseguimos ajudar. 🙂
Beijos
Oi Histórias de Casa!
Onde encontro esse tapete?
Oi Flávia, tudo bom?
Vimos seu comentário lindooo no contato (mais tarde te respondemos por lá) 🙂
Esse tapete é da loja By Kamy: http://www.bykamy.com/. O modelo se chama Amazônia.
Beijos
Obirgada! Onde vejo a resposta de vcs? 🙂 bjs
Oi!!! Só conseguimos responder hoje, hehe… Acho que agora vai aparecer pra você!
O efeito ficou muito bom da altura das cores. O recorte em altura diferente à folha da porta ficou muito interessante! O branco total anterior estava pedindo mais alegria! Parabéns e viva as cores ! Bjs
lindo tudo!!!! como uma cor renova mesmo o ambiente né?! Vocês sabem a cor da tinta do quarto?
Oi Ariane, tudo bom?
Verdade, a cor transforma! A tinta usada no quarto foi a Functional Gray SW 7024, da marca Sherwin Williams. http://www.sherwin-williams.com.br/busca/functional
Beijos
Que lindeza! As cores, os móveis, tudo!
E essa poltrona, com assento de tecido, de onde é?
Oi Livia! Tudo bom?
Agora que reparei que te respondi os dois comentários achando que eram em uma matéria só, hehe. Disfarça… A poltrona desse apê é a Paulistano, do Paulo Mendes da Rocha e é vendida pela Futon Company. https://futon-company.com.br/
Beijos
Rsrs obrigada.Bjos!
Tbm queria saber a referência do rosa, obrigada! E de onde é o rack da sala? Ele é dessa cor maravilhosa mesmo ou ela pintou? Se tiver pintado tbm quero a referência da tinta…rsrsrs. Amei o apê!
Oi Maíra, tudo bom?
O rack da sala foi desenhado pela moradora e pintado na marcenaria, mas ela nos passou o código da laca. É a H037 da marca Sayerlack. Que legal que curtiu o post, o apê é lindo mesmo! 🙂
Beijos
Obrigada, gente! As cores desse apê são demais!!
Maravilhoso.A pergunta que não quer calar,qual é o nome desse rosa,pelo amor!
Oi Adriane! Tudo bem?
A gente sabia que alguém ia perguntar o nome da tinta! (Sempre perguntam, rsrs). A referência do rosa é SW6318 (resounding rose), da Sherwin Williams.
Beijos!
Muito harmonioso o uso das cores!!! Apartamento lindo! E de onde é esse tapete maravilhoso da sala?
Oi Mariana, tudo bom?
Também amamos o efeito das cores no apê. 🙂 O tapete é da loja By Kamy. Beijos