Last Updated on: 19th março 2021, 06:18 pm
Cada mínimo detalhe é pensado com todo o carinho no apartamento de Kenji e Luiza. Ele é fotógrafo e programador, e ela se aventura por diferentes áreas criativas – de fotógrafa à artesã no ateliê Mentha. Ambos têm um olhar treinado para tudo o que é inspirador, por isso eles logo conseguiram transformar o apê de 64m² em seu lar dos sonhos. O casal se mudou há dois anos e meio, e desde então a decoração foi tomando forma com móveis trazidos de antigos endereços, peças queridas e muitas plantinhas. “Nós não quisemos seguir nenhum estilo específico, mas queríamos algo mais clean e minimalista nos revestimentos para poder complementar com os objetos depois”, explicam.
Porém, antes de chegar à parte divertida de preencher os espaços com tudo o que mais gostam, Kenji e Luiza tiveram de encarar uma boa reforma. O imóvel tinha sido alugado pela mesma pessoa por quase 20 anos e estava muito abandonado, além de desatualizado também, então o casal achou que seria interessante investir em algumas melhorias. As principais alterações foram feitas no banheiro e na cozinha integrada à lavanderia, mas impactaram bastante o clima geral do apartamento.
“Inicialmente queríamos derrubar e abrir a cozinha para a sala, mas a parede era estrutural, então tivemos que repensar. Acabamos a transformando um pouco com o revestimento de tijolinhos e pintamos de branco”, Luiza conta. Para criar uma sensação de integração entre os ambientes, a moradora teve a ideia de fazer um balcão basculante que pode servir como bancada de apoio quando está fechado e libera a passagem para a cozinha quando está aberto. Completando a parede, o casal instalou uma prateleira rente ao teto para que Luiza tivesse mais espaço para suas plantas pendentes. Entre vazamentos dramáticos, muitos vizinhos que deram trabalho e alguns problemas com os profissionais envolvidos, a reforma do apê não foi exatamente tranquila, mas o importante é que no fim tudo deu certo.
Essa não é a primeira casa de Kenji e Luiza, então a maior parte das peças veio dos antigos endereços que o casal já compartilhou. “Nossa casa sempre foi um misto de itens que têm alguma história ou significado. Muitos móveis eram dos meus avós e muitos objetos foram trazidos de nossas viagens”, dizem. Vasos herdados das avós, utensílios de barro do avô e cerâmicas criadas por amigas artesãs se espalham por cada canto, compondo uma decoração com forte presença de trabalhos manuais. Além disso, as plantas acabam sendo o tema principal do apartamento, tanto que falta até espaço para todas as espécies que Luiza ainda sonha ter.
O trabalho de Luiza com tear e macramê pontua cada pedacinho do apartamento. Sua marca acabou surgindo de um hobby, um interesse pessoal em trabalhos manuais, e aos poucos o negócio cresceu, então as paredes também servem de suporte para ela expor seu talento. “Nossa casa é repleta de itens que eu mesma faço em minha marca, além de peças da minha história/família, e de amigos empreendedores que vivem a mesma vida que eu. Além dessa bagagem sentimental, são criações de pessoas que, como eu, defendem um estilo de vida slow, o consumo consciente, a produção artesanal e um comércio local e pequeno”, ela fala. De fato, seu apê reflete todo esse carinho e preocupação com o feito à mão.
Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia
Que aconchegante!
Por certo tu és uma pessoa amorosa e receptiva.
Parabéns! Amei seu ambiente.
Obrigada pela dica. Bjos!
Já tem um tempo esta publicação, mas como gosto de revisitar os lares, é possível saber qual é a cor da tinta do banheiro?
Oi, tudo bem?
Puxa, dessa vez não conseguimos descobrir… 🙁
Mas com esse clima curtimos as cores Creme de Baunilha (https://www.suvinil.com.br/cores/leque-cores-digital/brancas-e-leves/creme-de-baunilha-a531/c0r) e Creme de Arroz (https://www.suvinil.com.br/cores/leque-cores-digital/brancas-e-leves/creme-de-arroz-a507/c0r), da Suvinil.
Vale testar num pedacinho da parede antes!!
Encantador, inspirador!!
Gostaria de ver a lavanderia integrada
Amei tudo
Demais esse apto, né?
Infelizmente não temos fotos da lavanderia 🙁
Amei! Não vejo a hora de ter o meu apartamento.
Fiquei encantada com a leveza dos ambientes. Logo me identifiquei porque tenho muitas plantas em casa e amo objetos antigos da família e artesanato. Me senti em casa!Tudo lindo e apaixonante!!
Ah, que bacana que gostou!
Nós também adoramos esse apê, é super aconchegante. 🙂
Simplesmente lindo, tudo perfeito.
Amo! ♥️♥️♥️
A Lu tem um olhar incrível!
Sim! A casa já era linda na época que fotografamos, né?
Agora deve estar mais bacana ainda. 🙂
Adorei a ideia de prateleiras com plantas, e a mesa de centro em couro, ficou tudo muito lindo neste apt. Parabéns!!!
Oi Leni, tudo bom?
Realmente esse apto é apaixonante. Luminoso e uma delícia para morar!
Olá, qual deve ser a distância da prateleira para o teto para acomodar bem as plantas?
Oi Rosana, tudo bom?
Depende um pouco do porte de plantas que você pretende usar.
Mas recomendamos de uns 35 a 40 cm mais ou menos para elas não ficarem muito sufocadas no teto e terem espaço pra crescer.
Bjs
Tudo se encaixa perfeitamente. As plantas dao o toque final. Notei que tem jiboias. Quais outras plantas foram usadas? Elas gostam de lugares sombrios?
As plantas realmente fazem a maior diferença!
Conseguimos identificar algumas outras espécies: Maranta (tem de vários tipos e cores), Peperômia Melancia, Aspargo Pluma, Ficus Lyrata (ou Figueira-lira), Suculenta Dedinho-de-moça, Filodendro, Pacová, Zamioculca, Peperômia (sobre a cama). Ufa! São muitas…
A maioria dessas vive bem em ambientes internos, apês e etc. Mas precisam de luz natural sim. É difícil alguma planta crescer feliz em espaços muito escuros, sem nadinha de sol ou luminosidade natural.
Beijos
Amei cada detalhe, principalmente os artesanatos.
Sem palavras. Maravilhoso. Eu gostaria de saber de onde é o espelho do banheiro. Obrigada. Bjos!
Oi! Tudo bom?
Você viu que sugerimos um modelo similar da marca MinD? Mas agora está fora de estoque. 🙁
Talvez você encontre na loja Casaquetem também. Eles têm produtos lindos.
Beijos
Amo vcs. Obrigada por tantas ideias lindas!!!
Lindo esse apê, muito acolhedor! Onde encontro as cestas em fibra natural usadas como cachepôs para as plantas?
Oi, tudo bom?
Muito legal, né? Esses cestos podem ser encontrados em lojas de produtos artesanais, ou na MinD. https://www.casamind.com.br/cesto-seagrass-m/p
Beijos
Onde acho esse borrifador de água maravilhosooo?? \O/
Oi, tudo bem? A moradora comprou na loja americana Urban Outfitters. Beijos
Gente, desse jeito eu não aguento. Amo apartamentos com esse estilo de decoração,fresh e despretensioso. Que amorzim!
Adorei quando vi esse apartamento!!! Já acompanho o IG da Mentha e acho os trabalhos super delicados, bonitos e bem feitos, ainda vou ter um em minha casa!!! O apartamento é lindo , vou rever as fotos para ficar bem atenta aos detalhes !! O Simba é um show a parte !! E a Isadora sempre com seus flash fantásticos com os animais !!! Parabéns !!!
Demais esse apê! Também namoramos o trabalho da Luiza há tempos, finalmente deu certo de fotografarmos a casa dela. É um amor e tudo feito com o maior carinho! 🙂