Last Updated on: 15th maio 2021, 07:10 pm
Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
Quem vê a fachada discreta dessa casa na Lapa nem imagina as surpresas que existem lá dentro. Pra começar, o terreno é dividido em três construções independentes que se conectam por meio de um corredor lateral cheio de plantas, e cada casinha tem um morador e uma história. Uma delas é a da Clarisse, artista e designer de estampas que se mudou para o endereço há pouco mais de um ano. Se a arquitetura com clima de casa do interior já seria motivo suficiente para se apaixonar pelo lugar, que dirá agora com as delicadas e coloridas intervenções que Clarisse fez ao trazer seu olhar para o espaço.
Logo na primeira impressão a casa já ganhou o coração da artista – tanto que na hora ela soube que gostaria de viver ali. “Me encantei pelo pé-direito alto que faz respirar, pela distribuição simples dos cômodos conectados por um só teto, pelo mezanino com aspecto de casinha de brinquedo e também pelo fato de a casa fazer parte de uma micro vila com áreas comuns entre os moradores. Além disso, apesar de estar um tiquinho seco quando o conheci, o grande responsável pela certeza da escolha foi o jardim interno com vista para o céu”, ela lembra. De fato, a ‘janela’ emoldurando as plantas é um detalhe especial.
Clarisse gostou tanto da casinha que mudou pouca coisa quando a alugou. “Os acabamentos são todos originais e me identifico tanto que é como se eu mesma os tivesse escolhido”, brinca. A artista precisou instalar uma nova escada no mezanino, pois é onde guarda seus materiais de trabalho, mas fora isso apenas pintou o teto de branco e a cozinha de rosa. O jardim ganhou muitas plantas e está em constante transformação: na verdade, não para de crescer. Clarisse diz que esse é o lugar mais acolhedor da casa, e ela ama observar como as espécies vão tomando conta do espaço a cada semana. Inclusive, o jardim serviu de inspiração para uma das estampas desenvolvidas por ela para sua marca, o Veredas Atelier.
Para a moradora, a decoração de sua casa tem muito mais a ver com sentimento do que com estética. “Um dos meus quadros preferidos está na porta de entrada, um pôster de uma exposição que ganhei da minha irmã, com a frase da música Na Boca do Sol, de Arthur Verocai: Pra quem mora lá, o céu é lá. Me acompanha desde 2010 e está todo desbotado, mas diz muito sobre o que o conceito de lar representa para mim”, Clarisse conta. Como ela já tinha a maioria dos móveis, ocupar o novo endereço não foi nada difícil. Tudo flui de forma bem espontânea, incluindo palpites dos amigos que visitam e objetos sempre mudando de posição.
As peças maiores encaixaram-se conforme as prioridades: primeiro o piano ao lado do jardim; depois o sofá no espaço que sobrou na parede oposta; a cristaleira coube ao lado do piano e automaticamente virou o ‘móvel da música’; e desse modo as coisas foram se acomodando. Para Clarisse, tudo tem um pouquinho de poesia, então a posição das peças acaba fazendo sentido do jeito mais criativo. “Os objetos deixam de ser decorativos quando o ambiente os atribui funções reais: o boi e a máscara protegem a porta; a bandinha e o Gonzaguinha acompanham os instrumentos; Dom Quixote, o Cavaleiro Andante, e Sancho Pança, seu fiel escudeiro, são os aventureiros guardiões do jardim; a Santa Luzia me acolhe nos sonos profundos; e assim seguimos…”
Tudo o que está nas paredes é especial de alguma forma. Os quadros são quase todos de amigos, do pai ou da irmã de Clarisse, e muitos foram inclusive pendurados com a ajuda de seus autores. “Eles me remetem à boas lembranças de um dia ou lugar, de pessoas importantes, memórias que me fazem sentir viva e me acolhem na solidão sem que eu me sinta só”, a artista fala. Um deles é o retrato azul-estrelado de Júlio Santos, pintado por sua irmã e estampado por ela, especialmente para homenagear este mestre da fotopintura.
A música, também muito presente na casa, é um legado dos pais da moradora. Eles incentivaram as filhas a estudar violino e piano, e as idas a concertos e óperas eram constantes na infância. Os discos de música brasileira de seu pai; os de rock e punk de sua mãe; as músicas clássicas de sua avó e o jazz de seu avô… toda essa mistura a influenciou. “No final, não me aprofundei em nada, mais pela falta de foco e ânsia de tocar tudo do que pela falta de encantamento. Hoje faço aulas de piano, sanfona e toco percussão em blocos de carnaval, exclusivamente por prazer e satisfação própria”, ela explica.
A casa de Clarisse não tem uma fórmula perfeita, não é regida por regras do que combina ou descombina e não está preocupada em agradar às visitas. Seu lar é para ficar descalço, para balançar na rede rente às plantas, para encher os olhos (e ouvidos) com tanta cor, e quadros, e memórias, e músicas… um lugar onde o jardim é o coração de tudo, uma janela para fora e para dentro ao mesmo tempo. Uma casa que apaixona qualquer um. * Também amou??? Então fique ligado no Capítulo 2 para conferir mais detalhes da história.
Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia
Gente ja faz tanto tempo que sou insanamente apaixonada por essa casa. Vcs poderiam informar a região de referência que ela está na Lapa, não só pra tentar ver se está pra aluguel/venda, mas tb pra procurar por casas semelhantes… por favorzinho, nem que seja uma região, rua de referência (chorando aqui kkksks) Obrigada de todo jeito 🙂
Oi Patricia, tudo bem?
Essa casa é super especial, realmente. Inesquecível!!
Não costumamos passar esse tipo de informação pra não expor os moradores, mas também de qualquer forma essa matéria é bem antiga, então nem temos mais o endereço rs
Ela tinha um layout bem único, talvez não tenha outras parecidas no bairro.
Eu amo essa casa de paixão, mas uma dúvida sincera como fica a situação da chuva nesse jardim de inverno? Eu quero fazer algo parecido com esse jardim mas não sei como resolver a situação da chuva sem fechar a entrada de ventilação e iluminação.
Oi, Dálete! Tudo bem? O jardim tem uma cobertura com telhas transparentes que não dá para ver na foto. As telhas protegem o ambiente da chuva, mas não bloqueiam a luz.
Apaixonante essa casinha. Tem tour no andar de cima? Adoraria ver!!!;)
Oi Andrea, tudo bom?
Essa casa é uma das mais lindas que já visitamos, muito especial. Tem mais fotos aqui:
https://www.historiasdecasa.com.br/2018/09/18/o-valor-da-simplicidade-casa-2/
Linda casa!!!! De onde são as cadeiras do balcão?
Oi, td bem?
Demais né? As banquetas são da marca Fernando Jaeger: https://fj.fernandojaeger.com.br/produto/cadeira-canoa/
Mudou o projeto da minha reforma ver essa casa. Não tenho uma sala, mas tenho uma área de serviço que dá pra uma área onde já cultivo algumas plantinhas. No entanto essa área é separada por meia parede e grades. Quando vi essa linda janela, não tive dúvidas que vou remover as grades e rebaixar a meia parede para ter uma redinha similar a essa com vista para o verde.
Oi, td bem? Que legal ler isso.
Incrível saber que essa história te influenciou de forma tão positiva. 🙂
Apaixonada pela porta azul, queria ter uma igual!!
Tudo lindo, me identifico com cada palavra descrita, sou bem assim, não me preocupo com o que as pessoas pensam ou acham da minha casa, sou feliz assim.
Felicidades!
Muito bom… Adorei
Minha vontade é de ter a planta e construir igualzinho… Eu e meu noivo vamos começar construir nosso cantinho logo logo, no nosso sítio e eu estou fazendo o projeto da casa, e fiquei apaixonada por essa sala, eu amo plantas e já avisei meu noivo vou botar plantas até no teto. Como faço pra conseguir a planta da casa pra construir igualzinha
Oi Márcia, tudo bom?
Que legal que gostou tanto! Boa sorte na casa nova. 🙂
Na verdade, não temos acesso à planta da casa. Ela era alugada e hoje em dia a moradora nem vive mais lá, então não temos realmente como conseguir essa planta.
Bjs
Linda casinha… fiquei muito curiosa quanto a esse trançado vermelho na parede lateral do jardim, será que é um ferro pintado de vermelho? Ou será que são fios vermelhos, amarrados em um cabo de ferro?
Essa casa é o máximo, né?
A estrutura vermelha é uma espécie de treliça – não temos certeza se é de madeira ou ferro.
Bjs
Que perfeição!! Linda e aconchegante. Alegrou minha noite ver essa casa hahah Aliás, adoro o site de vocês.
Ah, quanto amor!! Obrigada pelo carinho e por acompanhar nossas histórias.
Essa é uma das casas mais criativas que já mostramos, especial demais!
Que maravilhosa … Poderia me dizer de onde é esse tapete?
Oi Thais, tudo bom?
O tapete é antigo, herança de família. Foi trazido da Turquia.
Mas talvez você encontre algo do tipo na loja By Kamy. Beijos
Casa com alma. Tudo !!!
Essa casa é uma das mais lindas que já mostramos!! 🙂
Eu estou apaixonada *–* , gostaria muito de fazer assim na minha futura casa. até comentei com meu noivo sobre essa abertura na parede mas a cobertura é de vidro ? tem alguma dica para dar sobre esse lindo jardim aberto *–*
Oi Deborah, tudo bom?
Essa casa é simplesmente apaixonante. Mal acreditamos quando vimos.
Nesse pedaço do jardim tem uma cobertura de vidro, sim. Mas não rolou fotografar no dia.
Bjs
Também gostaria de mais informações sobre a cobertura do jardim. Tenho uma área muito parecida e gostaria de abrir o janelão para colocar a rede, mas meu jardim é aberto…
Oi Marcela, tudo bom?
Infelizmente não fotografamos a parte da cobertura, mas havia sim uma cobertura de vidro. Como o jardim é dentro da sala, não daria para ficar descoberto. No seu caso, talvez seja necessário instalar uma cobertura em pelo menos parte do jardim para dias de chuva, por exemplo, ou dias de frio. Beijos
Onde encontrar tapetes assim, leves, de algodão, fáceis de limpar?
Oi Tatiane, tudo bom?
Esse tapete da Clarisse foi trazido de uma viagem à Turquia, mas o modelo é um kilim. É fácil de encontrar similares aqui no Brasil.
Beijos
Que linda a casa de Clarisse! Sou goiana e logo identifiquei um item de decoração das Cavalhadas de Pirenópolis, a máscara do boi. Estou preparando para construir minha casa na chácara, e já sei onde buscar inspiração.
ADOREI!!! Tem a minha cara…tem tudo a ver comigo. FANTÁSTICO!!!
É impossível não gostar dessa casa! Nós amamos também. 🙂
Brinco de princesa
Boa tarde tudo bem, moro na Lapa tbm e gostaria de saber se é possivel passar o contato da Clarisse? Pode ser facebook, grata! Bjos
Oi Vanessa, tudo bom?
Não temos autorização para passar o contato dos moradores. Beijos
Casa,Alegre simples ,aconchegante e tem história
Oi! Boa noite! A luminária, você saberia onde posso encontrar uma igual? Gosto tanto do desenho da cúpula dela! É minimalista, mas tem algum detalhe a mais que não estou encontrando nas semelhantes. Obrigada!
Oi, td bem?
Puts, não conseguimos descobrir a origem da luminária. 🙁
Parece ser antiga e garimpada.
Que encanto de casa! Parece uma casinha de bonecas de tão perfeita, linda e aconchegante! Amei!
Essa é uma das casas mais que mais amei descobrir aqui! Que recanto! Que paz! Que moradora cheia de luz!
Realmente essa casa é um sonho. Um achado enorme no meio de São Paulo, ninguém acredita! rs… 🙂
Incrível demais essa casa. Incrível. Vocês sabem a espécie daquela planta maravilhosa da florzinha rosa e roxa?
Sem palavras essa casa!!!
A planta chama ‘Brinco de princesa’. Beijos
Eu tô apaixonada por essa sala. Eu adoro a rusticidade e a natureza que tira a gente dos olhares da cidade grande e põem a gente num refúgio com casa de interior. Simplesmente amei. Mas uma dúvida… será que seria possível criar esse jardim interno em um apartamento?
Oi Amanda, tudo bom?
Essa casa é encantadora. Um sonho realmente.
Na verdade, o jardim interno emoldurado tem uma cobertura de vidro – para dias de chuva, por exemplo. Então dificilmente daria para fazer em um apto. Só se fosse um apto térreo com um quintalzinho, pois precisa de uma boa entrada de luz.
Que deliciaaa esta casinha, Clarisse foi abençoada!!!
Poxa vida! Amei tanto que queria encontrar um lugar assim pra alugar… 🙁
Hahahaha, nós também adoraríamos!
Nossa… essa casa poderia ser minha! Ahahahah me identifiquei 100%, amei cada detalhe, especialmente essa porta azul e o tapete lindíssimo.
Eu estou muito apaixonada por essa casa, por esse site e pelo olhar tão sensível de vocês. ❤️
Ai, quanto amor num lugar só!!! 🙂 Muito obrigada pelo carinho.
Ficamos tão felizes quando encontramos uma casa especial como essa. Faz todo nosso trabalho fazer mais sentido, sabe?
Que bom que também se encantaram como nós… Beijos
Nem acreditei quando ela estendeu a rede: a casa ficou ainda mais perfeita!
Parecia que não dava pra melhorar né? rs
Mas deu!!! Puro amor essa casa toda.
Ameiii esta casinha, aconchegante, gostosa com muita personalidade…. um achado perfeito !!!
Que riqueza de lugar!!!!
MARAVILHOSA! Vcs sabem onde ela comprou esse tapete?
Obrigada
Oi Marina, tudo bom?
Na verdade o tapete está na família da Clarisse há anos. É um kilim trazido da Turquia por seus pais.
Um pedaço do céu! Q linda!
Essa casa foi um achado! Gostamos muito também. 🙂
Viajei nesta casinha, que delícia de aconchego !!!