Last Updated on: 19th abril 2021, 01:19 pm
A casa dos anos 30 onde a visagista Débora vive com a designer e marceneira Paula não estava totalmente perfeita quando elas a encontraram, porém com boas ideias, objetos de valor afetivo e uma reforminha aqui, outra ali, as moradoras resgataram o charme da antiga construção e montaram um lar único em cada detalhe. O térreo do sobrado engloba a cozinha aberta para a sala de estar e um canto de TV, mas o andar de cima também tem seus atrativos. Quem ainda não viu a primeira parte dessa matéria pode conferir tudo no Capítulo 1.
Para o casal a grande vantagem de morar em uma casinha é justamente ter um espaço ao ar livre, por isso Débora e Paula buscaram aproveitar ao máximo a área externa sobre a laje. Antes esquecido, o lugar não tinha muita graça até que elas o repaginaram com novos móveis, uma cobertura translúcida e vasos de plantas espalhados por todos os lados: no beiral das janelas, no piso, pendurados nas paredes, sob o aparador… “A Dé ama plantas. Temos uma renda-portuguesa que era da avó dela e agora tem mais de 40 anos. Ela também morre de orgulho de ter um pau-brasil no nosso quintal, plantado por ela e cultivado com muito amor, como todas as outras espécies do jardim.”, conta Paula.
O talento de Débora para mexer com a terra talvez seja uma herança de sua infância no interior: “Nessa época eu brincava na rua, subia nos pés de fruta e a família deixava a porta de casa sempre aberta.”, ela lembra. Por conta da decoração despretensiosa que as moradoras fizeram, o quintal suspenso carrega um pouco desse clima bucólico do passado. Seja para receber os amigos, organizar festinhas, curtir o sol com os cachorros a tiracolo ou simplesmente almoçar com tranquilidade no intervalo do trabalho, o ambiente que virou um dos pontos mais disputados da casa é garantia de bons momentos.
No alto da escada, um pequeno aparador de madeira rústica recepciona as moradoras com delicadeza – o quadro com os dizeres ‘Mais amor por favor’ certifica-se de colocar um sorriso no rosto de quem passa por ali. Para não exagerar na decoração e deixar o espaço poluído, o casal optou por detalhes simples e poucas cores no quarto principal. A cama branca ladeada por móveis com ar de improviso, como o trio de maletas antigas empilhadas, é a peça preferida de Débora e Paula, pois simboliza aconchego. Sobre o criado-mudo está uma das luminárias de madeira e cobre desenvolvidas pela designer para sua marca, a Casa Júpiter Woodwork.
Usado para receber hóspedes e guardar itens utilizados com menos frequência, como as pranchas de surf, o segundo dormitório tem uma deliciosa varandinha com vista para as árvores do bairro. A parede pintada de cinza parece emoldurar a cama com cabeceira tubular, dando ainda mais destaque à colcha de crochê colorida feita pela avó de Paula. Na cômoda vintage que cumpre a função de criado-mudo apoiam-se livros, um pôster e mais uma das criações da moradora, feita com canos e cotovelos de cobre.
Débora e Paula têm um estilo que é só delas – e que pode ser notado em todas as escolhas da decoração. Em sua casa, a simplicidade e o conforto se encontram com as memórias e o amor por cada momento vivido lado a lado. “Os espaços refletem bastante nós duas. O jeito organizado, aconchegante e com muito verde é coisa da Dé, já as referências artísticas e ligadas ao design, são minhas. Nosso lar é um mundo à parte. Aqui dentro é tudo verdade: a gente só faz o que realmente acredita e pode ser exatamente quem a gente é.”
Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia
Casa linda. Tudo lindo. Mas o poster do Almodóvar do “Mulheres…..” ..Eu daria um rim.
Hahaha muito bom.
Olá, gostaria de saber de onde é a cômoda branca da foto?
Oi, tudo bom?
A cômoda foi um garimpo, então não sabemos dizer exatamente onde encontrar uma igual. 🙁
Ola! Vocês sabem onde consigo encontrar um cobertor de tricô igual ou parecido ao da última imagem? Obrigada 🙂
Oi Susana, tudo bom?
Acho que no ELO7 você encontra algo similar: http://bit.ly/2GBm8ue
Beijos!
Olá!
Gostaria de saber a cor da tinta da parede cinza/azul 🙂
Obrigada!!!
Oi Vanessa, tudo bom?
Checamos com as moradoras e infelizmente elas não lembram o nome da tinta, porém podemos te sugerir uma bem parecida e que também é linda. Ela se chama Cinzelado e é da marca Coral. Vale a pena pesquisar para ver se te agrada.
Beijos!
Queria saber sobre a mesa da laje, foi comprada em algum lugar? Onde?
obrigada 😉
Oi Tati, tudo bem?
Bem legal essa mesa com banco acoplado né? Encontramos uma parecida na Lojas KD, dá uma olhada: http://www.lojaskd.com.br/conjunto-multiuso-mesa-com-2-bancos-em-madeira-macica-nogueira-mao-e-formao-86213.html
Beijos
Quero essa casa pra mim!!!!
Melhor casa até hoje! <3
Ahhh, que máximo Sah… Bom saber que gostou. Nós também ficamos encantadas com a história e com a decoração que as meninas bolaram. 🙂
Adorei a luminária com porta livros…
Muito aconchegante! Adorei! Onde encontrar essas malas antigas?
Oi Mariana, tudo bom?
Muitas lojas vendem ‘réplicas’ de malas antigas, mas peças como as das meninas (antigas mesmo) você pode encontrar em lojas de itens usados ou no Mercado Livre. Dá uma olhadhinha: http://lista.mercadolivre.com.br/mala-vintage
Beijos!
Que legal! Muito obrigada pela dica…beijos 🙂