Alma viajante | Capítulo 2

Uma decoração com personalidade que reúne peças do mundo todo

É fácil perceber o toque pessoal dos moradores em cada detalhe do apartamento de Isabel Pimenta e Deco Adjiman. Ela é gerente de criação da grife Paula Raia e ele é artista plástico, então ambos possuem um olhar sensível para compor referências, equilibrar cores e alinhar volumes. Além disso, o casal procurou escolher peças que fazem sentido e despertam sentimentos: móveis e esculturas idealizadas por Deco, fotografias de suas viagens registradas pelas lentes de Bel, lembranças trazidas da Ásia, entre muitos outros tesouros. Para não perder nenhum pedacinho do apê, leia primeiro o Capítulo 1.

Quando Bel e Deco arremataram o imóvel, tanto a sala de estar quanto os quartos estavam bem conservados e não exigiram alterações estruturais, porém a cozinha e o banheiro principal pediam melhorias urgentes. Determinada em criar uma cozinha totalmente branca apesar das contraindicações dos amigos, que afirmavam que os acabamentos claros dariam muito trabalho no dia a dia, a moradora elegeu essa cor para a bancada, para o revestimento que imita tijolinhos e para o piso de cimento queimado. O aconchego é garantido pelo armário com portas de madeira de demolição, desenhado pelo casal, e pela estante de estilo industrial que acomoda o micro-ondas e os temperos.

31-decoracao-cozinha-branca-cimento-queimado-madeira-demolicao

32-decoracao-cozinha-branca-prateleira-no-alto-parede-bancada-em-L

33-decoracao-cozinha-estante-ferro-cimento-queimado-branco

34-decoracao-cozinha-branca-cimento-queimado-madeira-demolicao

35-decoracao-quarto-parede-cinza-cama-box-fotografias

36-decoracao-quarto-comoda-sob-a-janela-parede-cinza

37-decoracao-quarto-comoda-sob-a-janela-parede-cinza

38-decoracao-quarto-comoda-sob-a-janela-armario-estreito

39-decoracao-quarto-parede-cinza-cadeira-criado-mudo

40-decoracao-quarto-parede-cinza-cadeira-criado-mudo

O quarto do casal aposta nos tons neutros e nas texturas assim como o restante da decoração. Além da parede de cabeceira pintada de cinza, entram em cena cestos de fibra natural, uma cadeira de ferro como criado-mudo e o móvel de madeira cheio de gavetinhas que dá apoio aos equipamentos da televisão. Reformado antes da mudança, o banheiro tem como protagonistas o cimento queimado das paredes e o concreto, material que compõe a bancada das cubas. “Para as questões técnicas contamos com a ajuda da prima do Deco, a arquiteta Sabrina Lapyda, mas foi ele quem acompanhou a obra de perto. Todos os dias ele dava um pulo no apê para ver o andamento.”, lembra Bel.

O casal mora no apartamento há quatro anos, mas só agora terminou de montar o segundo quarto – é ali que funciona o home office, usado com frequência por ambos. “Como transformamos o espaço recentemente, ele virou o canto querido da casa. Passamos vários sábados por aqui, usando o computador e a máquina de escrever ou descansando na rede.”. As paredes são o grande charme do ambiente: de um lado a composição de mapas com alfinetes marcando os lugares visitados por Bel e Deco, do outro, tijolinhos aparentes com pranchetas que exibem recortes, fotografias e outros papéis. Os caixotes customizados pelo morador ocupam o piso em toda a extensão da janela e organizam revistas e discos.

41-decoracao-hall-corredor-banheiro-cimento-queimado

42-decoracao-banheiro-cimento-queimado-bancada-concreto-espelho-madeira

43-decoracao-banheiro-cimento-queimado-bancada-concreto-espelho-madeira

44-decoracao-escritorio-home-office-tijolinho-rede-de-balanco

45-decoracao-escritorio-home-office-tijolinho-parede-pranchetas

46-decoracao-escritorio-home-office

47-decoracao-escritorio-home-office-tijolinho-parede-pranchetas

48-decoracao-tijolinho-grade-bastidor-bordado

50-decoracao-escritorio-home-office-comoda-branca-quadros-de-mapa

51-decoracao-escritorio-home-office-comoda-branca-quadros-de-mapa

52-decoracao-vaso-que-imita-saco-de-papelao-suculenta

Com um apartamento delicioso como esse, não é de se estranhar que Bel e Deco sejam muito caseiros e adorem receber os amigos. “Somos famosos na turma por abrigar os encontros e as noitadas de vinho. A casa é bem vivida, sempre tem movimento. Além disso, todas as memórias e os pedacinhos de nós mesmos que temos fazem daqui o nosso lar.”.

fim-final

Fotos por Alessandro Guimarães

Deixe seu comentário 25 Comentários

  1. Aiiii quero morar aí!

    Responder
  2. Onde encontraram essa prateleira de ferro e madeira da cozinha??! Muito linda!

    Responder
    • Oi Ana, tudo bom?
      A peça foi comprada em uma loja que chama Ethnix, mas que normalmente vende por atacado. De qualquer forma, acho que vale entrar em contato com eles e checar se não possuem a mesma peça em alguma revenda. 🙂
      Beijos,

      Responder
  3. Lindo!! Super apaixonante.

    Responder
  4. Todas as casas são sempre lindas, mas essa é especialmente encantadora! Essa parede de mapas no escritório me arrebatou! Gostaria de saber onde os moradores os adquiriram 🙂

    Responder
  5. Pena que as coisas desse apt são tão caras. Fui pesquisar algumas peças e os preços são sempre altíssimos. Não tem nada de “alma viajante”. Os moradores devem ser bem ricos para poderem viajar tanto e adquirir peças caras.

    Gostaria de ver aqui lugares mais “reais”, com histórias comuns. Chega desses lugares em que a pessoa mal completou 30 anos e já tem uma casa caríssima.

    Responder
  6. Bom gosto e história de vida não têm nada a ver com bolso, ou seja, com o quanto posso pagar. É sim questão de dom, amor pelo nosso lar e personalidade. Com isso a nossa casa reflete nós e a nossa história que vamos construindo ao longo dos anos!

    Responder
  7. Estou muito apaixonada por essa casa. Cada detalhe! ♥

    Responder
  8. Olá! Adorei a cor do quarto (parede cabeceira cama). Por favor, qual é a marca da tinta e se tiver o código ?

    Responder
  9. ai, amei essa cozinha!

    Responder
  10. Que linda essa parede de tijolinho na cozinha!
    Alguém sabe qual é o fabricante?

    Responder
    • Oi Ana, tudo bom? Você já conhece os azulejos da linha Liverpool, da Portobello? Eles têm esse formato retangular e trazem o efeito de tijolinho também: https://www.portobello.com.br/linhas/liverpool Vamos checar com a moradora a marca do revestimento que ela usou – porque não tem brilho e é um pouco diferente desse que mandamos o link – assim que ela nos responder te avisamos por aqui.
      Beijos

      Responder
  11. Olá, muito bom gosto! Quanto a essa parede rústica de tijolos no escritório, é passado algum produto para que eles não esfarelem ou soltem algum resíduo? Parecem ser da própria estrutura da parede…

    Responder
    • Oi Leandro, tudo bom?
      Normalmente, quando os tijolos são mantidos em seu estado natural (sem pintura), o ideal é aplicar diversas demãos de verniz incolor para proteger o material de possíveis desgastes e também para que não fique soltando nenhum tipo de resíduo. Procure um verniz fosco, pois o brilho muda um pouco a característica do tijolo.
      Beijos

      Responder
      • Bacana! Há algum verniz específico para isso? Sugere algum em especial? Obrigado pela dica! Parabéns pelo site!

        Responder
        • Oi Leandro, tudo bem? Normalmente as pessoas usam Verniz Acrílico, mas a maioria deles têm brilho. Demos uma pesquisada por aqui e descobrimos o Suvinil Silicone, que também pode ser usado sobre tijolos e mantém a aparência natural. http://www.suvinil.com.br/pt/produtos/44/suvinil-silicone.aspx De qualquer forma, vale dar uma sondada em uma loja de tintas para falar com um especialista. Beijos!

          Responder
  12. Como eu encontro essa cadeira

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags