Um mundo à parte | Capítulo 2

Decoração charmosa em uma casa alugada

A casa dos anos 30 onde a visagista Débora Gotlib vive com a designer e marceneira Paula Maia não estava totalmente perfeita quando elas a encontraram, porém com boas ideias, objetos de valor afetivo e uma reforminha aqui, outra ali, as moradoras resgataram o charme da antiga construção e montaram um lar único em cada detalhe. O térreo do sobrado engloba a cozinha aberta para a sala de estar e um canto de TV, mas o andar de cima também tem seus atrativos. Quem ainda não viu a primeira parte dessa matéria pode conferir tudo no Capítulo 1.

Para o casal a grande vantagem de morar em uma casinha é justamente ter um espaço ao ar livre, por isso Débora e Paula buscaram aproveitar ao máximo a área externa sobre a laje. Antes esquecido, o lugar não tinha muita graça até que elas o repaginaram com novos móveis, uma cobertura translúcida e vasos de plantas espalhados por todos os lados: no beiral das janelas, no piso, pendurados nas paredes, sob o aparador… “A Dé ama plantas. Temos uma renda-portuguesa que era da avó dela e agora tem mais de 40 anos. Ela também morre de orgulho de ter um pau-brasil no nosso quintal, plantado por ela e cultivado com muito amor, como todas as outras espécies do jardim.”, conta Paula.

O talento de Débora para mexer com a terra talvez seja uma herança de sua infância no interior: “Nessa época eu brincava na rua, subia nos pés de fruta e a família deixava a porta de casa sempre aberta.”, ela lembra. Por conta da decoração despretensiosa que as moradoras fizeram, o quintal suspenso carrega um pouco desse clima bucólico do passado. Seja para receber os amigos, organizar festinhas, curtir o sol com os cachorros a tiracolo ou simplesmente almoçar com tranquilidade no intervalo do trabalho, o ambiente que virou um dos pontos mais disputados da casa é garantia de bons momentos.

26-decoracao-terraco-quintal-piso-cimento-plantas

27-decoracao-terraco-quintal-mesa-madeira-pergolado-tecido

28-decoracao-terraco-cadeiras-acapulco-amarelas

29-decoracao-terraco-vasos-barro-plantas

30-decoracao-terraco-vasos-plantas-kokedama

31-decoracao-terraco-mesa-madeira-pergola-cobertura

32-decoracao-terraco-plantas-flor-de-maio

33-decoracao-castical-canos-cobre-casa-jupiter-woodwork

34-decoracao-terraco-quintal-vasos-barro-plantas

35-decoracao-terraco-quintal-vasos-barro-plantas

36-decoracao-casa-antiga-anos-30-historias-de-casa

No alto da escada, um pequeno aparador de madeira rústica recepciona as moradoras com delicadeza – o quadro com os dizeres ‘Mais amor por favor’ certifica-se de colocar um sorriso no rosto de quem passa por ali. Para não exagerar na decoração e deixar o espaço poluído, o casal optou por detalhes simples e poucas cores no quarto principal. A cama branca ladeada por móveis com ar de improviso, como o trio de maletas antigas empilhadas, é a peça preferida de Débora e Paula, pois simboliza aconchego. Sobre o criado-mudo está uma das luminárias de madeira e cobre desenvolvidas pela designer para sua marca, a Casa Júpiter Woodwork.

Usado para receber hóspedes e guardar itens utilizados com menos frequência, como as pranchas de surf, o segundo dormitório tem uma deliciosa varandinha com vista para as árvores do bairro. A parede pintada de cinza parece emoldurar a cama com cabeceira tubular, dando ainda mais destaque à colcha de crochê colorida feita pela avó de Paula. Na cômoda vintage que cumpre a função de criado-mudo apoiam-se livros, um pôster e mais uma das criações da moradora, feita com canos e cotovelos de cobre.

24-decoracao-escada-madeira-aparador-rustico-parede-de-tijolinho

25-decoracao-aparador-rustico-quadro-mais-amor-por-favor

37-decoracao-quarto-cama-branca-luminarias-cabeceira-casa-jupiter

38-decoracao-quarto-cama-malas-antigas-como-criado-mudo

39-decoracao-comoda-branca-antiga-parede-pintada-cinza

40-decoracao-quarto-criado-mudo-luminaria-casa-jupiter-woodwork

41-decoracao-quarto-parede-cinza-cama-ferro-comoda-vintage

42-decoracao-quarto-parede-cinza-cama-ferro-comoda-vintage

43-decoracao-quarto-casa-varanda-pranchas-surf

44-decoracao-quarto-cabeceira-tubular-pranchas-surf

Débora e Paula têm um estilo que é só delas – e que pode ser notado em todas as escolhas da decoração. Em sua casa, a simplicidade e o conforto se encontram com as memórias e o amor por cada momento vivido lado a lado. “Os espaços refletem bastante nós duas. O jeito organizado, aconchegante e com muito verde é coisa da Dé, já as referências artísticas e ligadas ao design, são minhas. Nosso lar é um mundo à parte. Aqui dentro é tudo verdade: a gente só faz o que realmente acredita e pode ser exatamente quem a gente é.”

fim-final

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Deixe seu comentário 11 Comentários

  1. Muito aconchegante! Adorei! Onde encontrar essas malas antigas?

    Responder
  2. Adorei a luminária com porta livros…

    Responder
  3. Melhor casa até hoje! <3

    Responder
    • Ahhh, que máximo Sah… Bom saber que gostou. Nós também ficamos encantadas com a história e com a decoração que as meninas bolaram. 🙂

      Responder
  4. Quero essa casa pra mim!!!!

    Responder
  5. Queria saber sobre a mesa da laje, foi comprada em algum lugar? Onde?
    obrigada 😉

    Responder
  6. Olá!
    Gostaria de saber a cor da tinta da parede cinza/azul 🙂
    Obrigada!!!

    Responder
    • Oi Vanessa, tudo bom?
      Checamos com as moradoras e infelizmente elas não lembram o nome da tinta, porém podemos te sugerir uma bem parecida e que também é linda. Ela se chama Cinzelado e é da marca Coral. Vale a pena pesquisar para ver se te agrada.
      Beijos!

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags