Detalhes que inspiram | Capítulo 2

Apartamento repleto de peças e objetos que transformam a decoração

Essa história foi produzida em parceria com a HOMETEKA, uma plataforma de arquitetura e design criada para simplificar a vida de quem quer uma casa com mais personalidade. Além de muito conteúdo bacana, o site é um marketplace com centenas de produtos de decoração!

“Eu, particularmente, não gosto das casas perfeitas das revistas, dessas onde não conseguimos descrever quem vive lá. A casa deve refletir o morador, então é preciso criar o elo de relação entre a arquitetura e quem a habita”. É nesse tipo de lar que Julia Varon acredita, por isso seu apartamento está repleto de objetos e lembranças que traduzem sua história de vida. * Para conferir a matéria completa e mais fotos, veja também o Capítulo 1. 

Julia lembra que durante sua infância, na época em que ela morava nesse mesmo apê, a decoração era bem interessante e com clima descontraído, porém quando sua família se mudou o imóvel perdeu identidade e assim ficou por uns bons anos. “Ao voltar, encontrei um lugar sem personalidade, com cara de imóvel para alugar, sem charme nenhum. Minha ideia era modernizar o apartamento e recuperar sua essência. Nossa casa vive cheia de amigos, e a reforma trouxe de volta essa atmosfera mais divertida”, ela explica.

Desde o início Julia sabia que iria dividir o apê com o seu amigo Felipe Maestri, então ele também palpitou na escolha do imóvel e nas mudanças realizadas durante a obra. Apaixonado por decoração, Felipe ajudou a moradora a definir cada detalhe e a garimpar ideias bacanas. “Dividir a casa com outras pessoas é sempre um desafio, cada um tem seu jeito e suas manias, mas viver com o Fê tem sido uma alegria. Não há regras ou tarefas, cada um sabe o seu papel, então foi natural. A companhia é maravilhosa e nossa amizade só cresceu”.

Garrafa Ambar, estampa ‘Ambar is the new black’, da marca Pomelo
Almofada Quadrada Monstera, da marca Muug

Cabideiro Matrioska, da Fubbá Objetos Inteligentes

Set de luminárias Bola Feltro, da designer Rahyja Afrange
Ytu Estação de Café, da Fubbá Objetos Inteligentes

Um dos espaços mais charmosos do apê é a pequena sala de TV projetada por Julia na área onde antes ficava o dormitório de serviço. A arquiteta abriu uma passagem ligando o cômodo ao corredor dos quartos e fechou o vão da antiga porta com cobogós que trazem ventilação cruzada e deixam a luz natural atravessar o ambiente sem bloqueios – além disso, a solução permite que a gatinha Zara transite livremente entre os quartos e a área de serviço, já que ela consegue passar pelos vãos do acabamento. A escolha da cor azul para o piso foi de Felipe, criando um contraste com o preto usado na sala principal.

Nos dois dormitórios o piso azul aparece novamente, dando ainda mais destaque aos acessórios clarinhos e aos móveis com toque de improviso. Em seu quarto a arquiteta apostou no papel de parede cor-de-rosa e no pisca-pisca de feltro para trazer mais vida à decoração: “Acho que as pequenas transformações fazem toda a diferença. Uma casa sem objetos fica ‘nua’, é preciso vestir os espaços. A personalidade de quem vive está nos detalhes”, ela diz.

O quarto de Felipe tem muitas ideias simples, porém interessantes, como o rack feito com cobogós, uma prancha de madeira e caixotes plásticos ou os ganchos de parede, criados a partir de puxadores. Ele queria muito uma iluminação pendente ao lado da cama, mas como o apê não possui forro a saída foi assumir a tubulação elétrica e transformá-la em parte da decoração.

Vela Aromas do Vinho, da marca Rewine

Vaso Brunello, da marca Rewine
Set de luminárias Triângulo Feltro, da designer Rahyja Afrange

Vaso Troféu, da Com Pallet Atelier
Almofada Quadrada Floral, da marca Muug

Despojado e pronto para receber os amigos a qualquer hora do dia, o apartamento de Julia e Felipe deixa todos à vontade. “O apê é uma mistura de nós dois, não imagino ele desta forma se não morássemos juntos. Sem as pessoas que estão sempre por aqui, só teríamos paredes bem decoradas e não um LAR”.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Deixe seu comentário 10 Comentários

  1. Meninas,

    Sabem dizer de onde são os móveis de arame da cozinha?
    O carrinho ao lado do fogão e a bancada na entrada da cozinha.

    Beijos

    Responder
  2. Olá! Gostaria de saber onde encontro esse pendente de cor cobre usado na cabeceira do quarto de Felipe. Vocês indicariam alguma loja online? Não encontro em lugar nenhum.

    Obrigado

    Responder
  3. Olá! Gostaria de saber de onde é o papel de parede do quarto do casal!
    Matéria linda como sempre! :*

    Responder
  4. Que lindo, Parabéns! Falta convidar a madrinha……….

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags