Last Updated on: 15th abril 2021, 06:37 pm

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

O piso de ladrilhos cor-de-rosa e as plantas em diversos tons de verde dão boas-vindas a quem entra no lar do fotógrafo Fabio. Em plena Av. São João, um dos pontos mais movimentados do centro de São Paulo, o apartamento lembra um pequeno oásis suspenso sobre a selva de pedra. Olhando assim ninguém diria que alguns anos atrás o cenário estava completamente diferente: a sala era minúscula, a varanda foi improvisada como quarto e os espaços tinham pouca iluminação natural por conta do excesso de paredes. As condições dos acabamentos e instalações também não pareciam favoráveis, mas para a sorte de Fabio seu amigo Fernando Falcon, do Tacoa Arquitetos, o convenceu de que valia a pena comprar o apê.

“Essa ajuda do Fernando foi fundamental, pois a maioria dos imóveis que estava visitando necessitava de uma boa reforma. Além disso, eu queria mesmo um espaço que pudesse transformar. O olhar dele como arquiteto foi me orientando quanto aos pontos positivos e negativos de cada apartamento.”, Fabio explica. Já fazia um tempo que o fotógrafo estava namorando a ideia de se mudar para o centro para vivenciar São Paulo de um jeito mais íntimo e humano – bem diferente do que estava acostumado quando morava no bairro do Morumbi e precisava fazer tudo de carro. “Antes dessa mudança tive a experiência de morar na Espanha durante quatro anos e lá aprendi a dar maior valor à vida que se mescla com a cidade.”.

01-decoracao-apartamento-piso-ladrilhos-cor-de-rosa-plantas

02-decoracao-apartamento-integrado-pilares-concreto

03-decoracao-apartamento-concreto-plantas-folhagens-prateleira

04-decoracao-apartamento-prateleiras-de-concreto-plantas

05-decoracao-apartamento-piso-ladrilhos-hexagonal-rosa

06-decoracao-apartamento-piso-rosa-moveis-de-concreto

07-decoracao-apartamento-vigas-pilares-concreto

08-decoracao-detalhes-colecao-chapeus-palha

Construído no final da década de 1940 e projetado pelo arquiteto Adolf Franz Heep, o prédio tem particularidades que encantaram o morador, como a fachada e o hall de entrada, forrado de pastilhas de vidro. Outro detalhe característico da época é a ampla varanda – devido a uma antiga legislação, os apartamentos nos andares mais altos deveriam ter uma área reduzida, o que acabou transformando o apê de Fabio em uma cobertura, ainda que ele não esteja no topo da construção. Com o mesmo piso colorido da sala, a área ao ar livre ganhou jardineiras e um banco feitos de concreto.

Aliás, o concreto está presente em todo o apartamento: ele dá forma ao sofá que se prolonga criando uma grande bancada e às prateleiras próximas ao teto, além de aparecer nas vigas e pilares descascados durante a obra. O restante dos móveis e objetos tem origens diversas, incluindo algumas invenções do morador, como as mesas de centro baixas feitas com pedaços soltos de mármore e ônix ou o cubo de apoio revestido com azulejos estampados da marca Lurca, de sua amiga Bruna Albuquerque, que o ajudou a compor os modelos. Colecionador de curiosidades, Fabio muitas vezes leva para casa coisas encontradas em caminhadas pela praia ou garimpadas em viagens – galhos, chapéus de palha e até um osso de baleia fazem parte dos achados.

09-decoracao-sofa-feito-de-concreto-futons-plantas

10-decoracao-mesa-de-centro-marmore-colorido

11-decoracao-mesa-de-centro-marmore-colorido

12-decoracao-home-office-bancada-concreto-plantas-prateleira

13-decoracao-apartamento-fotografo-fabio-abreu-retrato

14-decoracao-achados-na-praia-pedras

15-decoracao-apartamento-varanda-ladrilhos-hidraulicos-rosa

16-decoracao-apartamento-varanda-ladrilhos-hidraulicos-rosa

17-decoracao-reforma-banheiro-piso-ladrilhos-rosa-pastilhas

18-decoracao-reforma-banheiro-cuba-de-marmore-rosa

Alguns meses de obra e muitos detalhes depois, Fabio e os arquitetos do Tacoa venceram o desafio de transformar um apê originalmente projetado para uma família dos anos 40 no lar criativo e luminoso de um adulto solteiro da década de 2010. Com grandes adaptações dentro da mesma estrutura, a morada rejuvenesceu uns bons anos e hoje é uma tradução do modo de viver contemporâneo.

Que tal conferir os outros ambientes do apartamento? Clique abaixo e veja tudo no Capítulo 2.

 

Fotos por Alessandro Guimarães

CONTINUA