Inspiração escandinava | Capítulo 2

Tons clarinhos e peças delicadas em um apê acolhedor

O sonho de morar em uma casinha de vila ganhou novos contornos quando a designer Daniela Lorenzetti descobriu um apartamento com vista para as árvores na Vila Mariana. Encantada com o potencial do apê, Dani não demorou muito para convencer a designer Rafaela Mendonça de que aquele seria o lugar perfeito para elas construírem um lar. “Nossos gostos e referências são bem parecidos, então não tivemos muita dificuldade em unir nossos dois mundos. Na verdade, eles se complementaram”, as moradoras contam. Quer acompanhar essa história desde o começo? Então leia também o Capítulo 1. 

A cozinha mudou tanto com a reforma que nem de longe lembra aquele ambiente sem graça entregue pela construtora. Quando Luciana Fioratti e Luiza Biagi Simões, do 2L Arquitetura, começaram a planejar as alterações, as moradoras já descreveram o que desejavam para o espaço: azulejos estilo metrô (ou subway tiles) e armários coloridos com o fundo vazado para os azulejos aparecerem ainda mais. Também era muito importante que a cozinha fosse prática e deixasse tudo à mão, por isso a marcenaria desenhada sob medida foi tão crucial. 

Além da sensação de amplitude e da necessidade de aumentar a iluminação natural, as designers queriam que o cômodo fosse aberto para a sala para não isolar quem estivesse cozinhando. Enquanto Rafa prepara as receitas mais elaboradas, Dani ajuda com as entradas e com a louça – as bancadas de mármore paralelas permitem que as duas ‘trabalhem’ ao mesmo tempo sem empecilhos. O piso, composto por ladrilhos hidráulicos que parecem se fundir com o assoalho de madeira, também foi uma ideia das moradoras.

22-decoracao-apartamento-cozinha-verde-pistache-integrada

23-decoracao-apartamento-cozinha-integrada-piso-ladrilho-hidraulico

24-decoracao-apartamento-cozinha-integrada-verde

25-decoracao-apartamento-cozinha-integrada-piso-ladrilho-hidraulico

26-decoracao-apartamento-cozinha-integrada-armarios-verdes-subway-tiles

27-decoracao-apartamento-cozinha-armarios-verdes-puxadores

O quarto de casal segue a paleta de cores clarinhas do restante do apê, com pitadas de rosa e cinza sobre um fundo branco. “Queríamos o quarto clean e aconchegante. Além disso, adoramos almofadas na cama, para se jogar nelas mesmo”, Dani diz. Sua irmã, Gabi Lorenzetti, é sócia de uma marca de acessórios de decoração chamada Cosi Home, por isso boa parte dos objetos lindos que povoam os espaços são da loja. “Praticamente trouxemos a Cosi para dentro de casa. Cada peça que é lançada vira nosso novo objeto de desejo”, a moradora brinca. O criado-mudo com design contemporâneo foi feito sob medida por um marceneiro descoberto pela arquiteta Luciana em uma feira no Museu da Casa Brasileira.

28-decoracao-apartamento-quarto-estilo-escandinavo-tons-neutros

29-decoracao-apartamento-quarto-estilo-escandinavo-tons-neutros

30-decoracao-apartamento-quarto-criado-mudo-marcenaria

31-decoracao-apartamento-quarto-criado-mudo-marcenaria

32-decoracao-apartamento-quarto-marcenaria

33-decoracao-apartamento-quarto-estilo-escandinavo-tons-neutros

34-decoracao-apartamento-quarto-criado-mudo-marcenaria

Como tanto Dani quanto Rafa são designers e apaixonadas pelo tema, era inevitável que esse olhar se refletisse na decoração do apartamento. “Nossa profissão influencia na estética e no uso de cores. Nossa prateleira de livros, por exemplo, é separada por cores, não por nome ou gênero. Já tínhamos muitos elementos fortes, como a cozinha verde e a geladeira, então tentamos ser mais neutras na mobília para brincar com alguns itens especiais”, elas explicam. Esse cuidado com os detalhes é mais uma prova do quanto elas amam sua morada.

fim-final

Fotos por Rafaela Paoli

Deixe seu comentário 12 Comentários

  1. Muito lindo esse apê, feminino na medida. Fiquei curiosa quanto ao banheiro!

    Responder
    • Oi Adriane, tudo bom?
      Muito inspiradora a decoração desse apê, nós amamos! Infelizmente no dia das fotos não rolou fotografar o banheiro. 🙁 Mas vamos ficar atentas a isso nas próximas casas.
      Beijos!

      Responder
  2. Adoro o site! Bato cartão por aqui semanalmente… mas esse apto, com certeza tornou-se um dos meus favoritos. É muita delicadeza nos detalhes, parabéns!

    Responder
    • Ahhh, que alegria ler isso Samira! Ficamos muito contentes de conhecer os leitores mais de perto. Obrigada por acompanhar cada casinha que publicamos. 🙂 A gente sempre se apaixona pela história da semana, hehe, mas essa realmente tem um clima maravilhoso (somos mega fãs do estilo escandinavo, ainda mais assim com toques brasileiros!). Beijão

      Responder
  3. Também amo o site e espero ansiosamente pelas matérias toda semana! Senti falta do banheiro nessa matéria tb! Uma outra coisa que gostaria de sugerir seria uma matéria sobre as áreas de serviço. Como as reformas de hoje em dia geralmente envolvem a integração da sala com a cozinha, sempre fica a dúvida de como as pessoas estão fazendo a lavanderia. Estou começando a projetar a reforma do meu apê no Rio e sinto falta de referências sobre isso! bjsss!

    Responder
    • Oi Antonia, tudo bem?
      Ficamos mega felizes ao ler que você ama o site e acompanha ele sempre! Muito obrigada… 🙂
      Banheiros são sempre meio complicados de fotografar: ou são pequenos, aí o fotógrafo não tem ângulo, ou os espelhos refletem a câmera e deixam tudo meio confuso, rsrs… De qualquer forma, sempre que conseguimos a gente fotografa tudinho! Agora as áreas de serviço são mais complicadas ainda, hehe, porque geralmente é onde o pessoal deixa a baguncinha sabe? Também não é todo mundo que se dedica a montar uma área legal. Mas dica anotada!
      Essa semana fotografamos uma cozinha em um apê de 50m² e a lavanderia fica no mesmo espaço. Vamos publicar ainda esse ano, então quem sabe não te ajuda um pouco?
      Obrigada!!! Beijos

      Responder
    • Oi Antonia, tudo bom? Lembra que te falei que íamos postar um apê com lavanderia e cozinha integradas? Ele foi publicado hoje, olha só: http://historiasdecasa.com.br/2016/12/15/os-encantos-de-um-apartamento-pequeno/ Talvez te inspire! Beijos

      Responder
  4. Oi adoro muito tudo o q vcs postam, acompanho super 😉
    Nesse apê não tem a parte do Onde Encontrar? Quero muitos saber onde comprar mantas bacanas para sofás e etc, que nem a da poltrona branca da varanda aqui nessa matéria. Vcs tem dicas de lojas em SP para isso?
    Obrigada, bjos

    Responder
  5. Eu adoro o site! Este apê me encantou. Queria saber quem fez a marcenaria da cozinha!

    Responder
  6. Dá vontade de morar, agorinha mesmo.

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags