Do outro lado do mundo | Capítulo 1

Apartamento na Holanda que mistura o estilo nórdico com referências árabes

Na tranquila cidadezinha de Hoofddorp, a quinze minutos de Amsterdã, fica o lar da designer de interiores, blogueira e fotógrafa Souraya, do Binti Home Blog. Colorido e recheado de referências que trazem à tona a origem da moradora, seu apartamento mostra um olhar bem particular sobre a decoração. “Eu amo me cercar de peças que tenham histórias. Aqui temos uma mistura de itens de design com objetos artesanais ou regionais que trazemos de nossas viagens”, ela conta. Com inspirações bastante distintas, como o estilo escandinavo, os elementos árabes e o clima boho, Souraya criou seu lugar no mundo.

A mãe de Souraya é holandesa e o pai é egípcio, então desde criança a designer está acostumada a essa fusão de culturas. Além disso, seu marido, o cineasta e produtor Mahmoud, também nasceu no país. “Realmente sinto que o Egito é a minha segunda casa. Tanto que agora nós temos um endereço fixo no Cairo também”, ela explica. Como o casal viaja constantemente para lá, Souraya consegue trazer itens de decoração muito especiais que se tornam lembretes felizes de sua família e sua origem: cestos, almofadas, vasos e fotografias feitas por ela emoldurando a paisagem egípcia se espalham pelo apê.

É realmente impossível desassociar as referências pessoais de Souraya da decoração que ela criou. Até mesmo na escolha das cores e materiais existe uma influência da arquitetura árabe. Tons terrosos, como ocre, bege e verde, são seus preferidos, e as texturas naturais da madeira, da lã e do mármore também a agradam. “Esses elementos trazem o ar natural que eu busco em casa”. Para completar, a designer tem muitas plantas de portes variados nos quatro cantos do apartamento: “Para mim, as plantas são complementos essenciais. Eu adoro brincar com seus diferentes formatos, tipos e tamanhos. De plantinhas penduradas a árvores em vasos”, ela diz.

Souraya e Mahmoud se mudaram para esse apartamento em 2017, mas eles logo conseguiram deixar os espaços bem completos quando juntaram as coisas que ambos já tinham. Segundo ela, o que mais a encantou no imóvel foi a luz natural – em especial na sala integrada com a cozinha. Tanto que a área do sofá, bem em frente às janelas, é um dos seus cantos favoritos. Antes da mudança o apê tinha paredes amareladas e estava no contrapiso, então o casal pintou quase tudo de branco para reforçar a luminosidade e instalou um piso modular imitando madeira. Eles também usaram papel de parede em alguns pontos e apostaram em muitos acessórios.

Um dos maiores truques de decoração da designer é a tinta colorida. E não só em paredes, mas como um recurso para renovar móveis. As cadeiras da mesa de jantar, por exemplo, são de segunda mão e foram restauradas com a pintura que a própria moradora fez. Outros cômodos da casa também trazem móveis pintados, como o aparador turquesa no hall e um armarinho antigo herdado de família que fica no quarto.

A decoração é o principal tema na vida de Souraya. Além de colocar seus talentos em prática na própria casa, ela tem a carreira de designer e fotógrafa de interiores, e também o Binti Home Blog, onde compartilha inspirações e detalhes de sua rotina incomum em dois endereços diferentes – um na Holanda e outro no Egito. Usado como lar, laboratório de ideias ou home office, seu apartamento é a junção de tudo o que a representa. * Gostou do passeio e quer ver o restante do apartamento? Então acompanhe o Capítulo 2 clicando no ‘Continua’.

Fotos por Rafaela Paoli

CONTINUA

Onde Encontrar

Peças inspiradas nessa história

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


COMENTÁRIOS # 2

  1. Suspirando aqui….. que apartamento mais lindo!!!! Meninas, vcs estão cada vez mais chiques! SUCESSO!!!!!

    Responder
    • Ahhh, o apto dela é demais mesmo! E amanhã tem mais detalhes e muita parede colorida. 🙂 Também estamos bem felizes com nossa primeira matéria gringa, rs.
      Obrigada pelo carinho sempre! Beijão, Bruna e Paula

      Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa