Do outro lado do mundo | Capítulo 2

Apartamento na Holanda que mistura o estilo nórdico com referências árabes

Como seria a casa de alguém que nasceu em um país totalmente diferente do nosso? Que referências essa pessoa usaria na hora de conceber cada espaço? O apartamento da designer de interiores, blogueira e fotógrafa Souraya Hassan, do Binti Home Blog, é um recorte do estilo de vida na Holanda, mas também reflete em muitos aspectos a ascendência árabe de sua família. Cores terrosas, muitas plantas, madeiras claras e móveis que acolhem fazem parte desse universo que Souraya e seu marido Mahmoud criaram. * Veja também o Capítulo 1 para não perder nenhum detalhe. 

É difícil não se surpreender ao entrar no apartamento da designer – e era justamente essa sensação de primeiro impacto que ela queria ao decorar o hall de entrada com um papel de parede de palmeiras e um móvel azul turquesa. “Acredito que as pessoas realmente deveriam prestar mais atenção à entrada da casa, já que é o cômodo que nos recepciona. É importante que ele transmita acolhimento”, ela explica. Outro elemento importante no ambiente é a coleção de espelhos redondos que a moradora exibe em uma das paredes. Segundo ela, eles vieram de vários lugares diferentes, de mercados de pulgas ao Marrocos, passando por lojas de departamento. “Eu adoro trazer objetos de decoração de outros países ou lojas improváveis e depois usá-los juntos”.

Em seu home office, renovado há pouco tempo, Souraya novamente usou um papel de parede com estampa botânica para acrescentar cor e um toque divertido à decoração. Ela conta que a estampa traz um clima otimista e alegre ao espaço, então é um ótimo estímulo no escritório. Apaixonada pela cor ocre, a designer cobriu uma das paredes com o tom que a inspira – ali ela também pendurou quadrinhos e outros itens que fazem parte do seu dia a dia de trabalho. Souraya se preocupou em introduzir texturas naturais nos acessórios para deixar o cômodo ainda mais acolhedor, incluindo um painel de cortiça, a luminária de couro e vasos de barro.

O uso criativo da cor é uma característica muito marcante do apartamento, em especial no quarto do casal, que tem três tons de tinta diferentes. “Eu amo cores e a forma como elas mudam a atmosfera de um espaço. Aqui na Holanda a tendência é usarem branco, cinza, preto e detalhes em verde menta ou ocre. Mas a mistura de tons quentes que eu fiz aqui em casa é mais incomum. Acho que reflete bastante quem eu sou e como eu amo me cercar de cores”.

Souraya encontrou uma maneira de trazer referências orientais ao quarto com o tapete de kilim e a manta sobre a cama. O armarinho verde ao lado da arara de roupas pertenceu à sua avó, e a mala antiga sob o móvel era de seu avô. “Eu amo ter esses itens pessoais como parte da decoração. Eles realmente fazem com que eu me sinta em casa”, ela fala.

Desde criança Souraya gosta de trocar os móveis de lugar, transformar os espaços e inventar diferentes composições. “Lembro que mudava meu quarto toda semana. Acho que na época eu já sabia que iria trabalhar com algo relacionado à design”, ela conta. Hoje, com o talento cada vez mais apurado, a moradora sabe misturar memórias de viagens, da família e da vida de um jeito leve e descontraído.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Rafaela Paoli

Deixe seu comentário 4 Comentários

  1. Qual a cor da parede do quarto?

    Responder
  2. Oi, Tudo bem?
    Queria saber de onde é o papel de parede do escritório! É lindo ❤️

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags