Gosto pelo garimpo | Capítulo 1

Clima industrial e muitas memórias felizes em uma casa de família

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio. 

Nenhum detalhe passa despercebido na casa dos sonhos da administradora Gio. Tudo começa com o projeto de arquitetura idealizado por Vitor Penha, Verônica Molina e Bianca Sinisgalli, do Estúdio Penha. Adeptos do reaproveitamento de materiais e incentivadores da beleza do imperfeito, os arquitetos reformaram todo o imóvel sem desperdiçar recursos. “Amo o trabalho do estúdio. Gosto da forma que eles reutilizam as coisas. Nada vai fora, tudo tem um significado”, a moradora conta. De fato, cada espaço traz elementos que reforçam essa filosofia: das tubulações expostas no teto da sala ao piso com marcas do tempo.

Quando Gio comprou a casa, há pouco mais de dois anos, o cenário era bem diferente, porém o potencial dos ambientes a conquistou – isso sem falar na rua charmosa e estreitinha onde fica o sobrado. Como a família adora receber os amigos, a moradora quis que todo o andar inferior fosse integrado: sala, cozinha com churrasqueira, home office e ainda duas áreas externas que ficam à mostra atrás de portas de vidro. Além de promover a convivência no dia a dia, essa mudança trouxe mais iluminação natural ao interior da casa, juntamente com os acabamentos branquinhos que dão um clima leve.

A decoração na antiga casa da família, também projetada pelo Estúdio Penha, era tão gostosa que acabou servindo de inspiração para esse novo endereço. Além disso, Gio contou com a ajuda da designer de interiores e amiga Mariana Kraemer, que deu ótimas ideias na formação dos espaços de convivência. Um deles fica logo na entrada, formado por uma grande mesa de madeira de demolição que serve de apoio para bebidas e dá as boas-vindas aos convidados.

Gio não dispensa um bom garimpo, então cada cantinho do sobrado reserva uma surpresa ou uma história especial: panos coloridos trazidos do Peru, uma baleia pendurada na parede do lavabo, uma obra querida da artista plástica Cacá Fonseca, o piano, fotografias emolduradas, um cofre no escritório e por aí vai. Outro item que a moradora ama é a geladeira vintage ao lado do bar. “Não me desgrudo dela. Está lá no meio da sala. Carrego ela para onde eu for”, ela diz.

Abrir as paredes para unificar os espaços foi a maior transformação dessa reforma, mas o que torna a casa mais especial é o olhar carinhoso de todos os envolvidos. Dos arquitetos do Estúdio Penha, que souberam aproveitar o melhor da construção respeitando seu passado; da designer Mariana, que contribuiu com suas dicas preciosas; e dos moradores, que preencheram seu lar com histórias e peças carregadas de afeto. * Quem se apaixonou pelo sobrado vai amar o Capítulo 2. Clique no ‘Continua’ para ler.

Fotos por Gisele Rampazzo

CONTINUA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:


COMENTÁRIOS # 14

  1. Espetacular! São tantas boas referências que preciso encaixar alguma na minha casa!
    Delícia de morada!!!!!

    Responder
  2. UAU! Que casa espetacular! Não sei o que me encantou mais: paredes descascadas, a claridade, os móveis! Apaixonada!

    Responder
    • Foi essa nossa reação quando conhecemos a casa também! Tudo muito bem escolhido, e tudo com muita história… É perfeita!

      Responder
  3. Nossa que casa maravilhosa !!!!!
    E cheia de luz natural amei vocês nos inspiram muito

    Responder
  4. Eu amei essa casa. Me sentir presente. Uma casa com alma. Belíssimo trabalho. Parabéns!

    Responder
  5. Casa linda, e essa geladeira, sensacional! Muita inspiração.

    Responder
  6. Simplesmente estupenda, exuberante, cheia de Luz, essa obra, não é uma simples casa, ela tem Alma, coração é um ambiente Vivo.

    Responder
  7. Que matéria espetacular!

    Pessoal, vocês sabem de onde é o tapete listrado e florido?

    Responder
  8. Casa linda! Tem a planta baixa?

    Responder
    • Oi! Linda mesmo… Não temos a planta baixa não. O projeto é do Estúdio Penha. Beijos

      Responder
  9. Que casa maravilhosa!! estou encantada com cada detalhe.

    Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa