Cores em sintonia | Capítulo 2

Reforma esperta e paredes coloridas em um apartamento inspirador

A gente escreveu essa matéria com a SUVINIL, nossa maior referência quando o assunto é cor na decoração. Juntos, acreditamos que cada história tem uma cor e cada cor tem uma história, e é essa combinação que transforma um ambiente em um verdadeiro lar. Por isso, nos próximos meses nós iremos compartilhar aqui no blog, casas que inspiram pelas suas cores. Fica aqui com a gente para acompanhar essa história de perto.

A história desse apartamento começou quando o Denis Joelsons e a Gabriela Baraúna, ambos arquitetos, decidiram morar sob o mesmo teto. Durante a busca por um lugar para começar essa nova vida juntos, eles cruzaram com um imóvel promissor na Avenida Paulista. O apê tinha a medida ideal para o casal, mas precisava de alguns ajustes, então eles fizeram uma reforma rápida e de baixo custo. Entre as boas soluções propostas pela dupla, a brincadeira com as cores é uma das mais bacanas.

“Nós usamos as cores, principalmente, para ressaltar volumes que existiam dentro do espaço e para criar um fundo para a ocupação das estantes na sala. Mas esse emprego da cor, junto com os pisos, ajuda a definir uma divisão de usos mesmo. Os ambientes de estar têm piso de madeira e tons de azul que contrastam com o acabamento. As áreas molhadas e espaços de passagem têm piso frio e são pontuados pela cor rosa que destaca o volume do banheiro. É como uma casinha dentro do apartamento”, explicam.

Os moradores lembram que no projeto original a cozinha não tinha janela para fora, era pequena e escura, por isso essa mudança foi um dos pontos cruciais da reforma. “Gostamos muito de cozinhar, e queríamos que o ambiente fosse ventilado, iluminado e com o máximo de área de bancada possível. Então diminuímos a área de serviço e abrimos o vão da cozinha para a sala”, eles falam. Na escolha dos materiais, Denis e Gabriela priorizaram acabamentos que atendessem a diversas necessidades: precisavam ser duráveis, caber no orçamento e agradar aos moradores visualmente. Assim as bancadas ganharam aço inox, as paredes foram cobertas por azulejos neutros, o piso é escuro e remete à arquitetura tradicional japonesa, e o volume do banheiro foi pintado de rosa clarinho.

A ideia para a escolha desse tom veio de uma referência profissional dos moradores: o banheiro da Casa Curutchet, uma residência assinada por ninguém menos que Le Corbusier em La Plata, Buenos Aires. Todas as peças sanitárias desse espaço são de cerâmica rosa e o fundo é de pastilhas de vidro cinzas. “Queríamos fazer um banheiro como aquele. O apartamento tinha louças antigas originais da época e nessa reforma acabamos tomando gosto pela coisa. Lembramos das louças da Casa das Rosas, também na Av. Paulista, mas não conseguimos achar todas as peças na cor que queríamos. Então fizemos uma pia amarela e o tom rosa foi para fora do banheiro”, contam.

Inspiração Suvinil

Algumas cores que você vai amar

Objetos reunidos por acaso moldam a decoração do quarto do casal, feita de forma lenta e espontânea. As cadeiras foram encontradas abandonadas em uma obra, o mancebo em outra, o baú era uma caixa para brinquedos da infância… no geral, todo o apartamento foi montado com o que Denis e Gabriela tinham à mão, então nesse espaço não poderia ser diferente.

Assim como os móveis, os quadros ou os objetos, as cores também ajudam a dar identidade ao apê do casal. Enquanto os tons mais frios de azul ressaltam as peças de madeira da sala, o rosa cálido rompe aquela antiga associação de que a cozinha deve ser um ambiente estéril. Juntas, as cores das paredes trazem uma sensação de aconchego e reforçam a ideia de que esse lar está sempre pronto para receber de braços abertos. “Eu me lembro dos meus pais terem uma casa muito social, sempre vinham amigos. Acho que por conta dessa memória afetiva, tentamos ser agregadores também, receber as pessoas queridas e fazer com que elas se sintam em casa”, Denis diz. * Ei, essa história ainda não acabou! Na próxima matéria vamos contar um pouco mais sobre como usar cores na decoração com base nas ideias do casal. Não perca!

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

CONTINUA

Onde Encontrar

Peças inspiradas nessa história

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa